Programa Banho de Luz alcança a marca de 10 mil pontos de LED em Santo André
Município dá importante passo para se tornar cidade inteligente, com software que controla a luminosidade das lâmpadas à distância
- Data: 13/08/2020 21:08
- Alterado: 13/08/2020 21:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Alex Cavanha/PSA
O programa Banho de Luz, ação de modernização, troca e aumento na eficiência energética das luminárias de Santo André, alcançou a marca de 10 mil pontos de LED instalados na cidade. Este número foi possível graças à aquisição de equipamentos modernos, com melhor desempenho energético e com foco no aumento da luminosidade.
Por conta das luminárias serem novas, aliadas a uma moderna central que conta com um software dedicado, a partir de agora é possível controlar a luminosidade por meio de telegestão, além de antecipar as manutenções corretivas. O conceito de controle à distância de todas as funcionalidades permite a Santo André dar os primeiros passos para se tornar uma Smart City, dentro dos conceitos de cidade inteligente.
“Estamos aqui no Parque Jaçatuba para comemorar uma importante marca do programa Banho de Luz e apresentar esta nova tecnologia que permitirá a Santo André ser uma Smart City. Por meio de um software podemos controlar essa luminosidade à distância, garantindo segurança para nossa gente. Saímos de uma cidade endividada com a concessionária de energia e conseguimos investir fortemente na melhoria da iluminação”, destacou o prefeito Paulo Serra, durante visita às ruas do bairro na noite da última quarta-feira (12).
A implantação desta tecnologia permite que no Parque Jaçatuba, por exemplo, que conta com 453 pontos de LED, seja registrada economia aproximada de R$ 20 mil por ano, controlando-se a luminosidade das luminárias para 70% da capacidade em um período da madrugada (da 0h às 4h).
O parque de iluminação pública da cidade é composto por aproximadamente 52 mil pontos, e deste total estão modernizados 22 mil. A modernização feita pela Prefeitura de Santo André, além de gerar economia no consumo de energia elétrica, estimada em R$ 5 milhões por ano, melhora a qualidade da luminosidade que é proporcionada aos munícipes.
A Prefeitura mantém à disposição da população, 24 horas por dia, sete dias por semana, o call center da iluminação, um importante instrumento de comunicação com as equipes de manutenção, pelo telefone 0800-7742100. Neste número, ao registrar um protocolo, o munícipe é avisado por SMS quando o chamado entrar no sistema e o serviço for executado. Para uma lâmpada queimada, o prazo de reparo é de até 24 horas. Para locais com mais de quatro lâmpadas com problemas, o prazo é de até 72 horas.