Profissionais participam de curso ‘Crack, é Possível Vencer’ em Santo André
Aula inaugural aconteceu no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector; formar multiplicadores é o foco dos encontros
- Data: 06/08/2013 15:08
- Alterado: 06/08/2013 15:08
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Santo André sedia o primeiro curso presencial do programa Crack é Possível Vencer, do Ministério da Saúde. A aula inaugural foi realizada na manhã desta terça-feira (6), no Centro de Formação de Professores – Clarice Lispector, e o objetivo do curso é formar multiplicadores na cidade e região do Grande ABC. Diversas autoridades e profissionais das secretarias de Saúde e Educação marcaram presença no encontro, que se estenderá até o dia 17 de setembro, em oito aulas.
O comitê gestor executivo de Santo André, exigência do programa federal e que pede envolvimento do Estado, município e sociedade civil, está em fase final de planejamento estratégico. Secretário adjunto de Saúde, o médico Jurandyr José Teixeira das Neves, um dos integrantes da mesa, pontuou a necessidade de se construir uma “rede de cuidados” na cidade. “É necessário pensarmos no significado da vida de uma pessoa que se perdeu nas drogas. Temos de ter um olhar integrado, chamando a população para um grandioso projeto como este”, frisou.
A aula contou ainda com a presença do professor Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, que dirige o Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) e é membro do comitê de peritos da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre álcool e drogas. No encontro, foram apontados avanços nas políticas públicas de Santo André, como o Consultório de Rua, ampliação da rede de Saúde Mental, com entrega do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) 24 horas na Vila Vitória e primeira República Terapêutica Infanto-Juvenil, além do trabalho permanente na Inclusão Social e o programa Anjos da Guarda, da Secretaria de Segurança Pública municipal.
PROGRAMA – Crack, é Possível Vencer é um programa da União que articula ações em três eixos de atuação, na prevenção, combate e educação. A área de prevenção ou cuidado apresenta as diretrizes que devem ser tomadas como medida de prevenção: ampliação da oferta de serviços, rede SUS (Sistema Único de Saúde) preparada e fortalecida, reinserção e apoio integral aos usuários e família. Além de aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, busca enfrentar o tráfico de drogas e a oferta de drogas ilícitas, com ações de educação, informação e capacitação.