Profissionais da FMABC participam de Workshop sobre TDAH
Gratuito, on-line e com entrega de certificado, evento reunirá especialistas em 13 de julho, Dia Mundial da Conscientização do TDAH
- Data: 07/07/2021 09:07
- Alterado: 07/07/2021 09:07
- Autor: Eduardo Nascimento
- Fonte: FUABC
Crédito:
Profissionais do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) estarão entre os convidados do “1º Workshop do TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”. O evento ocorrerá em 13 de julho (terça-feira), das 18h às 22h30, com as atividades 100% on-line em função da pandemia de Covid-19 e presenças confirmadas de diversos especialistas de renome na área. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo site https://ferrazeventos.com.br.
A data do workshop foi escolhida justamente por marcar o Dia Mundial da Conscientização do TDAH. O objetivo é desmistificar, capacitar e esclarecer questões essenciais sobre o tema, tendo como público-alvo mães, pais, professores, profissionais da área e portadores de TDAH.
O Núcleo Especializado em Aprendizagem da FMABC (NEA) estará representado por sua coordenadora, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, que abordará o tema “Fatores de risco, prognóstico e funcionalidade no TDAH”. O professor de Neuropediatria da FMABC e membro do NEA, Rubens Wajnsztejn, também está confirmado e apresentará aula sobre “TDAH: a linha do tempo, desenvolvimento e prognóstico”.
Ao longo do encontro, também estão programadas palestras sobre “TDAH: família e escola, sua atitude pode mudar tudo”, “Descomplicado o TDAH”, “Recursos para identificação e avaliação”, “Diagnóstico de TDAH na vida adulta: obstáculos e possibilidades”, “TDAH, tiques e toc” e “Pesquisas em diagnóstico diferencial/comorbidade na abordagem medicamentosa na infância e adolescência”.
O 1º Workshop do TDAH é realizado pela Clínica ABCW Multidisciplinar, Avaliação Interdisciplinar, Projeto Dislexia TDAH Amor de Mãe, Ferraz Eventos e Clínica RW.
TDAH
Frequente desatenção, dificuldades na escola e no relacionamento com colegas, pais e professores são características comuns na infância e adolescência. Mas, quando acontecem de maneira excessiva, podem ser sintomas do TDAH – desordem neurobiológica de causas genéticas que geralmente aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Os principais sintomas do transtorno são a falta de atenção, extrema dificuldade de concentração, hiperatividade e impulsividade.
Quem possui o TDAH tem muita dificuldade em prestar atenção e se concentrar nas atividades escolares, leituras, lição de casa e trabalhos. Um dos sintomas comuns é o fato da criança ou jovem não conseguir ficar parado no lugar, demonstrando claramente o incômodo e desconforto de ter que permanecer em determinada posição, podendo balançar muito as pernas e falar de forma ininterrupta.
O tratamento deve ser multimodal e pode ser baseado na psicoeducação, psicoterapia e medicação com psicoestimulantes. A psicoeducação é essencialmente informar as pessoas que convivem com o paciente, para que possam entender o que é o distúrbio. Já a terapia cognitivo-comportamental é um sistema de psicoterapia que envolve conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de comportamento e, consequentemente, de hábitos. Há também o tratamento medicamentoso, que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade em pacientes com o transtorno.