Procon Móvel amplia atendimento ao consumidor de Diadema
Quarta edição da ação itinerante orientou moradores da região central sobre direito e relações de consumo
- Data: 30/06/2023 19:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso/PMD
Solucionar uma cobrança indevida por parte de uma empresa de energia elétrica foi o que levou a moradora do Jardim Reid, Erika Santana de Oliveira Ferraz, a procurar o atendimento do Procon Móvel, instalado na Praça dos Emancipadores, nesta sexta-feira (30/06). ““Foi muito importante vir aqui para poder entender um pouco mais sobre o serviço. Recebi orientação e acabei descobrindo que ajudam em outras coisas que eu nem imaginava. Ainda tenho que correr atrás das pendências, mas ficou mais claro o que tenho que fazer. Deu tudo certo”, afirmou.
Durante o dia, as equipes do Procon Diadema e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo atenderam mais de 40 pessoas, registrando 15 reclamações e seis Carta de Informação Preliminar (CIP), documento inicial para que a reclamação seja solucionada.
Também foi entregue material informativo para comerciantes do entorno. “A gente tem que trabalhar também com os fornecedores, precisamos conscientizar sobre os deveres deles porque a relação de consumo fica bem mais fácil. O consumidor deve conhecer seus direitos e os fornecedores também”, explica a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes.
A próxima edição do Procon Móvel será em 21 de julho, no bairro Eldorado.
Atendimento
O Procon recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador de Diadema ou funcionário da Prefeitura do município. A reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A orientação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.
Serviço:
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: [email protected]