Procon Diadema ultrapassa mil atendimentos em cinco meses

Devido à pandemia pelo novo coronavírus, serviço funciona remotamente para orientar e auxiliar a população na garantia do direito ao consumidor

  • Data: 31/05/2021 18:05
  • Alterado: 31/05/2021 18:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Procon Diadema
Procon Diadema ultrapassa mil atendimentos em cinco meses

Crédito:Thiago Benedetti

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Neste mês, o Procon de Diadema completou a marca de mil atendimentos desde o início do ano. De acordo com dados do Sistema SINDEC da Fundação Procon SP, até 27 de maio, foram realizados 1.007 atendimentos. As principais reclamações estão relacionadas a setores de energia elétrica (Enel), empresas de telefonia e cobrança, bancos (empréstimos consignados não autorizados) e compras online. Também foram registrados mais de 1.300 atendimentos/orientações telefônicas nesse período.

Em razão da pandemia, a partir de março, o atendimento passou a ser realizado virtualmente, por telefone ou email. Isso foi possível graças à implantação de nova estrutura para teletrabalho e telefonia da equipe do Procon. Além disso, desde fevereiro, os servidores recebem capacitação técnica para melhorar o acolhimento e a prestação de serviço aos consumidores. Ações para aproximar o Procon da comunidade também estão previstas para este ano. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar sobre os direitos e obrigações do consumidor, buscar parcerias com os centros de referência de Assistência Social e de idosos, centros comunitários, escolas e outras instituições.

“O Procon é um órgão importante para os munícipes de Diadema, pois exerce função de proteger e defender os direitos dos consumidores. É um meio eficaz para a solução de conflitos decorrentes das relações de consumo, compra de um produto ou a contratação de um serviço. As adequações que estamos implementando refletem um atendimento mais humanizado e estimulam uma mudança nas relações de consumo de forma mais consciente”, explicou a secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista.

A equipe da instituição é formada por agentes administrativos, agentes fiscais, oficial administrativo e estagiários, coordenação e profissionais de apoio. Além disso, a equipe recebe apoio de profissionais da área jurídica para realizar os atendimentos.

Entre os principais atendimentos disponibilizados pelo Procon estão: receber reclamações dos consumidores; orientar sobre problemas de relação de consumo, contato prévio com o fornecedor para tentativa de solucionar a demanda; encaminhar as reclamações, quando for o caso, com abertura de Carta de Informação Preliminar (CIP) enviada aos fornecedores; realizar audiências extrajudiciais; fiscalizar estabelecimentos comerciais, instaurando procedimento de vistoria com a finalidade de verificar a violação de direitos do consumidor; desbloqueio da Senha Nota Fiscal Paulista; e emissão para empresas de Certidão Negativa de Violação aos Direitos do Consumidor.

O termo de convênio com a Fundação Procon-SP foi renovado em fevereiro deste ano. Para isso, foi encaminhado processo administrativo em janeiro, que início à tramitação para renovação do convênio.

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  • Data: 31/05/2021 06:05
  • Alterado:31/05/2021 18:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Procon Diadema









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