Premiação reconhece práticas de incentivo à educação física em escolas de Santo André
Iniciativas adotadas na rede municipal de ensino se destacaram em evento promovido pela USP, que visa estimular a inovação pedagógica
- Data: 18/11/2019 17:11
- Alterado: 18/11/2019 17:11
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PSA
Premiação reconhece práticas de incentivo à educação física em escolas de Santo André
Crédito:Angelo Baima/PSA
Duas iniciativas na área de educação física promovidas na rede municipal de ensino de Santo André receberam prêmios concedidos pela USP (Universidade de São Paulo), em reconhecimento à importância dos trabalhos no desenvolvimento dos alunos.
A premiação foi concedida durante o “XV Seminário de Educação Física Escolar: autonomia e responsabilidade docente”, realizado na Escola de Educação Física e Esporte da USP neste mês. Na ocasião, dois trabalhos da cidade receberam o prêmio destaque na categoria “Educação física escolar: prática docente”.
Um dos trabalhos premiados na categoria “Pôster Educação Física Escolar”, intitulado “Educação, esporte, política pública: uma experiência exitosa”, trouxe à tona o esporte nas unidades escolares municipais de Santo André em parceria com o basquete feminino da cidade. Apresentou como proposta oferecer aos alunos o conhecimento do esporte como patrimônio cultural.
De acordo com a coordenadora de educação física escolar municipal, Fabiana Stival Morgado Gomes, foi necessário entender o esporte em suas dimensões, para ser compreendido e trabalhado nas escolas, incluindo reuniões junto às atletas, envolvimento com as crianças, visita em unidades escolares, articulação junto a professores, entre outras ações.
“A relação entre Educação e Esporte sempre foi um dos objetivos de Arilza Coraça, juntamente com a saudosa Lais Elena Aranha da Silva, e que ganhou força com o apoio da secretária de Educação, Dra. Dinah Zekcer e do secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade”, destacou Fabiana Gomes, que escreveu o trabalho em parceria com Luciane Aparecida Moscaleski, da comissão técnica da equipe feminina de basquete Santo André/Apaba.
“Estas ações são importantes para motivar as atletas, trazendo significado e a certeza de que o papel social de cada uma transcende as quadras”, complementou Luciane Moscaleski.
Santo André foi a primeira das dez equipes que integram a Liga a realizar o evento LBF nas Escolas, abrindo uma série de atividades da Liga de Basquete Feminino que aproximam atletas profissionais e estudantes em cidades como Araraquara, Itu e Recife.
Desde 2017, as ações já atenderam mais de 5.000 alunos da rede municipal de ensino de forma direta, e mais de 100 mil pessoas de maneira indireta.
O outro prêmio recebido durante o “XV Seminário de Educação Física Escolar: autonomia e responsabilidade docente” é resultado do trabalho desenvolvido pela professora de educação física escolar Mirvane Dias de Souza, da Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, na categoria “Educação Infantil – apresentação oral”.
Com o título de “Movimento e Educação Infantil: a construção colaborativa de práticas por meio de pesquisa pedagógica em um projeto sobre brinquedos voadores”, a iniciativa foi escrita em parceria com a professora Isabel Porto Filgueiras, professora doutora da Universidade São Judas Tadeu.
Seminário
A programação do “XV Seminário de Educação Física Escolar: autonomia e responsabilidade docente”, realizado na Escola de Educação Física e Esporte da USP, apresentou, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, conferências e mesas com pesquisadores na área da Educação e da Educação Física Escolar, bem como trabalhos científicos e relatos de experiência, proporcionando troca de experiências entre os presentes.
O grupo representando Santo André esteve presente com demais professores e pesquisadores do Brasil, participando de discussões, reflexões e apresentações de trabalho em diferentes categorias.