Prefeitura de Ribeirão Pires promove mutirão de ultrassonografia
A Prefeitura de Ribeirão Pires está trabalhando para reduzir o tempo de espera pela realização de exames de ultrassonografia na rede municipal.
- Data: 07/10/2013 11:10
- Alterado: 07/10/2013 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
Os pacientes que passaram por médico em uma das unidades de saúde do município até o mês de agosto e aguardavam agendamento do exame com guia em mãos serão contemplados no mutirão do exame, realizado pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade.
Até o dia 10 de dezembro, os pacientes realizarão os exames de ultrassonografia prescritos pelos médicos nos seguintes tipos: rins e vias urinárias, articulação, abdômen, mamas, pélvico e transvaginal. Para esses exames, 2.626 pacientes aguardavam agenda em unidades de referência para a cidade, sendo a maior demanda por USG de articulação (1.192) e USG transvaginal (1.029). Os exames serão realizados no Hospital e Maternidade São Lucas ou na UPA Santa Luzia. “Estamos reduzindo o tempo de espera para a realização de exames de ultrassonografia, colaborando tanto com os pacientes como com o trabalho dos médicos, que terão respaldo necessário para um diagnóstico mais preciso”, explicou o secretário de Governo e de Saúde e Higiene, Koiti Takaki.
A rede municipal de saúde conta com aparelho de ultrassom para exames de urgência e emergência. Para os atendimentos de rotina, em que são solicitados os exames, o paciente recebe guia para agendamento pela Central de Vagas do município, que capta vagas disponíveis na rede municipal e nos hospitais que são referência de ultrassom para a cidade. Desde o início deste ano, a Prefeitura já promoveu mutirões para agilizar a realização de exames laboratoriais (sangue, urina e fezes). As ações beneficiaram cerca de 700 moradores dos bairros Jardim Luzo e Guanabara.