Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura revitalização do Jardim Japonês

Reforma do lago, novo piso, decks, novas instalações elétrica e hidráulica e pintura estão entre intervenções feitas com recursos municipais e do Estado

  • Data: 27/07/2019 17:07
  • Alterado: 27/07/2019 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura revitalização do Jardim Japonês

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, inaugurou nesse sábado, 27, as obras de revitalização do Jardim Japonês, situado ao lado do Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Adler Teixeira, Kiko, do vice-prefeito Gabriel Roncon, do secretário de Obras, Taka Yamauchi, de autoridades locais e da comunidade nipônica do município.

“Ribeirão Pires se alegra com a inauguração do Jardim Japonês, de ver esse espaço revitalizado. A cultura japonesa valoriza a gratidão e a cidadania. Foi com esse espírito de sabedoria que o Jardim Japonês foi idealizado e construído pela comunidade nipônica de Ribeirão Pires há quase cinco décadas. Agradecemos a todos os que participaram de alguma forma desse momento e aos que lutam conosco pelo desenvolvimento de nossa cidade”, disse Kiko.

No Jardim Japonês – oficialmente chamado Praça Mitio Tanaka, um dos pontos turísticos mais visitados da Estância, a Prefeitura realizou, com recursos próprios, a reforma do lago, com sua impermeabilização; instalou nova iluminação de piso; fez a pintura dos elementos do Jardim Japonês; realizou o plantio de cinco novas cerejeiras; e reformou os guarda-corpos. Foram destinados R$ 144 mil às intervenções.

Com recursos do DADETur, do Governo Estadual – cerca de R$ 100 mil, o espaço ganhou novo calçamento com piso intertravado, seguindo a padronização urbanística do Boulevard Gastronômico. O Jardim Japonês ganhou, ainda, nova instalação elétrica, inclusive com novos postes de iluminação de LED; novas bombas hidráulicas para o lago das carpas; novos filtros anaeróbicos (para o lago); novos decks de madeira; entre outras melhorias.

“Quando a colônia japonesa se instalou aqui em Ribeirão Pires, foi muito bem recebido pelo povo da cidade, assimilando e aceitando totalmente sua cultura e seus costumes”, lembrou Nelson Minoru Tanaka (filho de Mitio Tanaka), que contou que, através de seus membros mais antigos, a comunidade elegeu a construção do Jardim Japonês uma forma de agradecer à cidade pela acolhida.

O secretário de Obras de Ribeirão Pires, Taka Yamauchi, relembrou o trabalho de gestão financeira e administrativa realizada pela Prefeitura desde 2017 para a entrega dessa e de outras obras em andamento na cidade. “Graças ao empenho do prefeito Kiko e de toda a equipe, a cidade recuperou as condições para celebrar convênios e tirar do papel projetos que estão transformando Ribeirão Pires. Investimentos em diferentes regiões estão levando desenvolvimento aos bairros e garantindo um futuro de melhores oportunidades a todos”, disse.

Construído em 1971, o Jardim Japonês abriga, em uma pequena área, elementos da cultura japonesa, entre os quais suas cerejeiras (sakura), símbolo de felicidade. O colorido de suas flores ganha os olhares e também os cliques dos visitantes. Situado bem ao lado do Paço Municipal e do Centro de Exposição e História Ricardo Nardelli (Museu Municipal), o Jardim tem lago de carpas, ponte, cascatas, monumentos, pedras-guias, plantas orientais, conjunto de cantaria oriental – tendo uma peça com gravação de poesia Hai-Kai, um portal (tori), lâmpadas de pedra (toro), arbustos topiados e pergolado com cobertura, todos eles com significado místico característicos do taoísmo e do budismo.

Nesse sábado, Carla Cardoso da Silva e André Júlio da Silva oficializaram a união de pouco mais de oito meses no Cartório Civil e foram o primeiro casal a fazer o registro do matrimônio no Jardim revitalizado. “Essa praça sempre foi uma referência para os casais. Sempre foi muito bonita e agora com a reforma ficou ainda melhor. Está muito dez. Show de bola”, disse André.

Grupo de dança da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Pires e o Washi Daiko (Taikô) da cidade se apresentaram durante a cerimônia de inauguração do Jardim Japonês.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados