Prefeitura de Mauá realiza iniciativas sustentáveis na cidade
Ações reúnem mudanças significativas em parques municipais, preservação da biodiversidade e melhoria na qualidade do ar
- Data: 27/09/2019 16:09
- Alterado: 27/09/2019 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Ações reúnem mudanças significativas em parques municipais
Crédito:Divulgação PMM
Preservar o meio ambiente e aplicar sistemas sustentáveis ao dia a dia do município é um desafio que tem dado certo. Agora, Mauá possui um modelo de instalação que não agride o meio ambiente e ainda atua na proteção ambiental no Parque Municipal Gruta de Santa Luzia.
O parque possui bicicletário para incentivar o transporte sustentável; tem pavimento permeável, que permite a infiltração da água pluvial; favorece a iluminação natural, com pintura das paredes com cores claras e janelas amplas na Sala Verde; e ventilação cruzada para reduzir o consumo de energia de ventiladores e outras ações.
Para o prefeito Atila Jacomussi, a Gruta Santa Luzia é um exemplo de parque natural. “Mais do que colocarmos lâmpadas fluorescentes, que consomem menos energia e torneiras com temporizador e arejador para redução no consumo de água, queremos que os frequentadores do parque sigam modelos como estes para evitar o desperdício em suas próprias casas”, salienta.
No mesmo parque também há:
Caixa acoplada ao vaso sanitário – Redução no consumo de água;
Acessibilidade – Barras de apoio nos banheiros;
Captação de água de chuva – Telhado da sala verde;
Sensor de Presença – nas lâmpadas da Sala Verde – Redução de consumo de energia.
Biodiversidade
Ações para a conservação da fauna silvestre também são comuns na Gruta Santa Luzia.
Um dos projetos é a captura e criação de abelhas nativas sem ferrão (meliponários). A ideia é fazer criadouros no local e no Parque Ecológico Guapituba para promover a recolonização e conservação destas espécies, utilizando-as como elementos de educação ambiental aos alunos e frequentadores dos parques.
Qualidade do ar
Além disso, a Prefeitura de Mauá conta com uma frota de 247 veículos em circulação. O principal combustível utilizado é a gasolina, seguido de diesel, ambos combustíveis fósseis, não renováveis. Parte da frota é composta por veículos flex, e destes, 15 veículos estão utilizando o álcool como combustível (cartão de abastecimento está liberado para etanol e bloqueado para gasolina). Desta forma, o governo melhora a qualidade de ar no município diariamente.