Prefeitura de Diadema entrega 66 sobrados a famílias do Núcleo K
Administração não realizou cerimônia e moradores recebem as chaves por agendamento para evitar aglomerações
- Data: 11/03/2021 19:03
- Alterado: 11/03/2021 19:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação Prefeitura de Diadema
Nesta quinta-feira (11/3), a Prefeitura de Diadema iniciou a entrega das chaves de 66 sobrados a famílias do Núcleo K (Naval), na região do Piraporinha. Para evitar aglomerações, a administração optou por não realizar nenhum tipo de cerimônia e agendou o atendimento das famílias, que será finalizado nesta sexta-feira.
Cada moradia tem 62 m², divididos entre dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, além de sacada. O projeto contempla também a urbanização do bairro, com implantação de rede de água e esgoto, a pavimentação de ruas e a instalação de lâmpadas de LED nas vias públicas. Cerca de 50% das obras de urbanização, em uma área com aproximadamente 23.000 m², já foram concluídas.
“A sensação é única, de liberdade, de vitória. Eu morava num barraco, a fossa estourava, a casa enchia de esgoto. Recebendo as chaves hoje, só tenho a agradecer. Os anos de espera foram compensados”, diz a cozinheira industrial Jocilene de Jesus Silva Santos, 45, que vive com o marido. Sobre a ausência de cerimônia, afirma que a medida foi acertada. “O que adianta ter uma cerimônia sensacional e todo mundo pegar coronavírus? A entrega foi simples, mas está todo mundo seguro.”
O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda, explica que, apesar de uma cerimônia de entrega das casas ter sido realizada no final do ano passado, os trabalhos ainda não haviam sido concluídos. Neste ano foi preciso ainda finalizar o acabamento interno de algumas unidades e o sistema de drenagem pluvial, além de solicitar ligação de energia e quitar pagamentos atrasados por parte da Prefeitura, garantindo a continuidade das obras. Só após uma vistoria da Caixa Econômica Federal, na tarde desta quarta-feira (10/3), os imóveis puderam ser efetivamente entregues.
O secretário acrescenta que uma das prioridades da pasta, que prepara novos programas, é executar um processo de regularização fundiária aliado à urbanização e à revitalização dos imóveis dos núcleos. “A gente vai fazer a regularização fundiária, mas também pensar na urbanização e na requalificação das moradias. Não dá para entregar o título de propriedade para uma pessoa e o escadão estar destruído ou não ter uma via pavimentada. É um tripé: regularização, requalificação das moradias e urbanização para resolver em definitivo os problemas”, afirma Lacerda.