Prefeitura de Diadema busca otimização da capacidade de gestão

Sistema de Acompanhamento de Projetos contém armazenados os prazos, cronogramas, responsáveis e a execução orçamentária prevista de todas as ações

  • Data: 19/04/2022 17:04
  • Alterado: 19/04/2022 17:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Prefeitura de Diadema busca otimização da capacidade de gestão

Crédito:Dino Santos

Você está em:

O prefeito, os secretários e os gestores da Prefeitura de Diadema já estão tendo condições de monitorar o desenvolvimento dos projetos estruturantes da cidade para possibilitar a realização dos ajustes necessários e garantir que sejam concluídos nos prazos.

Esse acompanhamento é feito através do Sistema de Acompanhamento de Projetos (SIAP). Ele amplia a eficiência no monitoramento dos projetos e melhora a dá agilidade à tomada de decisão gerencial das ações do governo. “Essas informações também ajudam nas reflexões de como dar continuidade aos projetos e garantir os prazos de entregas”, explica Fatinha Queiroz, secretária de Planejamento e Gestão.

O SIAP contém armazenados os prazos, cronogramas, responsáveis e a execução orçamentária prevista de todas as ações e projetos desenvolvidos pelas secretarias, alinhados nos encontros realizados durante março e abril. Nessa fase de implantação, o sistema está sendo alimentado pela Secretaria de Planejamento, e as informações atualizadas geram relatórios de gestão e acompanhamento.

Os relatórios, que podem ser semanais ou mensais, são subsídios para o sucesso do monitoramento dos projetos presentes no Plano Plurianual Participativo, documento que norteia os investimentos da Prefeitura até 2025.

“A realização dos projetos estruturantes depende, em grande parte, de projetos estratégicos extremamente articulados e bem desenhados”, disse Fatinha.

Nosso Bairro Seguro

A secretária comentou que um exemplo de projeto estruturante é o programa Nosso Bairro Melhor, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e com o envolvimento de mais sete secretarias, que ajudaram a fundamentar, consolidar e estruturar o projeto de zeladoria para a cidade.

O projeto desenvolve ações de manutenção, limpeza e conservação dos espaços públicos, colaborando na revitalização dos bairros, e os participantes fazem cursos de capacitação, participam de palestras educativas, recebem orientação jurídica para o programa Bolsa Família, entre outras ações.

“São 1.200 pessoas trabalhando em todas as regiões da cidade, e só um projeto bem alinhado e com monitoramento praticamente em tempo real é que garante seu desenvolvimento”, concluiu.

Compartilhar:

  • Data: 19/04/2022 05:04
  • Alterado:19/04/2022 17:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados