Prefeitura conclui revitalizações do MAP Diadema e Biblioteca Central
A ação faz parte do programa de reformas de equipamentos culturais do município, iniciada em 2017, pela Secretaria de Cultura, e que levou melhorias para 12 espaços nos bairros.
- Data: 14/12/2020 21:12
- Alterado: 14/12/2020 21:12
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
MAP Diadema e Biblioteca Olíria de Campos Barros passam por revitalização
Crédito:Thiago Benedetti
O prefeito de Diadema Lauro Michels entregou, na tarde desta terça-feira (15/12), as revitalizações do Museu de Arte Popular (MAP) e da Biblioteca Olíria de Campos Barros, na região central da cidade.
“Diadema sempre teve uma grande tradição cultural, entretanto, os espaços precisavam ser melhorados e as pessoas se sentirem mais acolhidas. Foi isso que fizemos com o programa de reformas. Além disso, o entorno do Complexo Cultural Diadema recebeu luz de LED, que ilumina mais e é mais econômica”, ressaltou Michels.
A revitalização trouxe aos dois espaços cores vibrantes, manutenção na parte elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas e de vidros. Foram feitos reparos em portas, banheiros e telhados, e no paisagismo. Os ambientes internos também receberam pinturas, assim como corrimãos, muros e escadas. O piso externo, que circunda as duas unidades, foi todo pintado de azul.
“Estamos avançando e vamos entregar 100% dos equipamentos de cultura da nossa cidade revitalizados. Tudo isso virou oportunidade de cultura, ampliando o acesso para nossa população”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas. Antes da pandemia, a biblioteca realizava cerca de 60 atendimentos diários, entre empréstimos e devoluções de livros, além de visita de público para estudo e leitura.
O MAP/Diadema e a Biblioteca Olíria de Campos Barros estão situados na parte superior do Complexo Cultural Diadema (CCD) e estão integrados ao Centro Cultural Diadema e ao Teatro Clara Nunes. A reforma nos locais conclui o pacote de melhorias aplicadas no CCD, que é o maior espaço de cultura da cidade.
Acervo importante – O MAP/Diadema é um museu com acervo composto por mais de 800 obras de artistas populares. Focado nos trabalhos que surgem das manifestações populares brasileiras, entre as obras mais expostas estão a da Arte Naïf, nome dado aos trabalhos de artistas autodidatas. O museu dispõe de obras de reconhecidos nomes nacionais, entre eles Waldomiro de Deus, Maria Cardoso, Jerônimo Soares e Nanete.
A Biblioteca Olíria de Campos Barros com 53 anos de fundação tem acervo de mais de 20 mil livros, entres eles clássicos da literatura nacional e estrangeira. A Biblioteca Central, como também é conhecida, tem seu trabalho centrado na divulgação do conhecimento e no incentivo à leitura. O local é visitado pela população em geral e estudantes, e muito procurado para pesquisas, leituras livres e eventos como: lançamento de livros, contação de estórias, saraus e feiras literárias.
A próxima entrega de revitalização será do Complexo Cultural Vila Nogueira, que ocorrerá nesta quinta-feira, 17/12, às 15h.
Serviço:
Museu de Arte Popular de Diadema /Biblioteca Olíria de Campos Barros
Rua Graciosa, 300 – Centro.