Prefeitura apresenta ‘Crack, é Possível Vencer’ às polícias Civil e Militar
Encontro realizado nesta quinta-feira (9) detalhou trabalho desenvolvido na cidade e definiu próximas ações
- Data: 09/05/2013 17:05
- Alterado: 09/05/2013 17:05
- Autor: Daniela Mian
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Como pioneira no enfrentamento ao crack na região, a Prefeitura de Santo André realizou nesta quinta-feira (9) café da manhã para apresentar a dinâmica do programa do governo federal Crack, É Possível Vencer para representantes das polícias Civil e Militar. O próximo passo será agendar apresentações da Secretaria de Saúde nos batalhões da PM para que todos os integrantes conheçam as atividades da área.
O prefeito Carlos Grana lembrou que a cidade foi a primeira no País a aderir ao programa depois das capitais. “Esta reunião é importante para darmos início ao fluxo de trabalho. Santo André pode ser um exemplo para a cidade e para o Brasil”, explicou. O combate à droga é um dos 17 desafios estabelecidos pela equipe de governo municipal para os próximos quatro anos.
Com parte do secretariado presente, foram apresentados aos policiais medidas que já existem para auxiliá-los no encaminhamento dos dependentes químicos. Entre as quais a enfermaria psiquiátrica do Centro Hospitalar Municipal – atualmente com oito leitos –, a capacitação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a reserva de leitos no Hospital da Mulher e a rede de apoio, com as duas residências terapêuticas, além do consultório de rua. “Precisamos trabalhar a deteriorização física e social do dependente químico”, acrescentou o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.
Secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, o coronel José Luiz Matins Navarro reforçou a importância em ampliar a discussão com segmentos de segurança e informar os policiais sobre os equipamentos oferecidos pela Administração para tratar o dependente. “O usuário de crack não pode ser tratado da mesma maneira que o traficante, ele precisa de um suporte especializado na área da Saúde. Nosso governo está no caminho certo”, ponderou.
Os majores Paulo César Freitas Rodrigues e Edgar Milani dos Santos, do 10º e 41º Batalhão da Polícia Militar, respectivamente, além do delegado Angelo Isola, da Seccional de Santo André, acompanharam o encontro.
PROGRAMA – Para participar do Crack, É Possível Vencer, a cidade deve atuar em três eixos. No primeiro, Cuidados, o objetivo é trabalhar com as pessoas que já estão envolvidas com drogas, com ênfase na redução de danos e criação de vínculos. No segmento Prevenção, o foco é o trabalho educativo voltado, principalmente, para crianças e adolescentes.
O último item do tripé é Autoridades, para atuar na área de repressão ao tráfico de forma integrada com as Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal. Foram definidas como áreas prioritárias, em Santo André, as regiões da Sacadura Cabral/Tamarutaca e Praça Venâncio Neto/Jardim Ana Maria.
Serão formados Grupos de Trabalho de cada um dos eixos nos mesmo modelo do já criado Comitê Municipal por exigência do governo federal.