Prefeito vistoria UBS Jardim ABC em Diadema
Vistorias surpresas tem sido ações pontuais de Lauro Michels na rede pública de saúde com o objetivo de sanar possíveis problemas no funcionamento das unidades
- Data: 21/08/2013 10:08
- Alterado: 21/08/2013 10:08
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: PMD
Crédito:
O prefeito, Lauro Michels, retornou dia 20/8 à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim ABC para realizar vistoria, acompanhado do assessor especial, Laércio Soares, secretário de Obras e Serviços, Marcio Giudicio, vereador, Reinaldo Meira e do conselheiro de Saúde, Arlindo Bernardes.
No mês de julho foram realizadas 1.217 consultas nesta unidade e 152 pessoas faltaram aos agendamentos. A equipe de atendimento conta com quatro clínicos gerais, um ginecologista, dois pediatras e uma dentista.
O chefe do Executivo constatou que a maioria dos medicamentos da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) está disponível na farmácia da unidade, à exceção do hidroclorotiazida (indicada para o tratamento da hipertensão arterial). De acordo o fornecedor do item, a ausência deve-se à falta de um dos componentes da fórmula no mercado. A administração identificou a necessidade de cada UBS ter disponível uma cesta básica de medicamentos, de acordo com o consumo da farmácia. “Com isso teremos uma melhor distribuição dos medicamentos, suprindo as necessidades da região”, comentou o prefeito.
Lauro Michels aproveitou para conversar com a população e com os funcionários. Informou que a secretaria de saúde estuda a implantação de um programa de acolhimento para gestantes, feito por médicos que acompanharam a mulher desde o atraso da menstrução, durante os nove meses de gestação até o primeiro ano de vida do bebê. “Será feito um cuidado especial com as nossas gestantes e crianças”, afirmou. O prefeito está vistoriando todas as UBSs com o objetivo de sanar possíveis problemas no funcionamento das unidades.