Prefeito participa de aula inaugural do Programa Cidade na Escola
O prefeito de Diadema, Lauro Michels, participou na manhã de hoje (14/8) da aula inaugural do Programa Cidade na Escola na EMEB Annete Melchioretto, Eldorado.
- Data: 14/08/2013 18:08
- Alterado: 14/08/2013 18:08
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: PMD
Crédito:
O Programa Cidade na Escola tem como objetivo estender a Educação Integral para toda a rede municipal, ampliando o tempo de permanência dos alunos na escola.
Os alunos do Ensino Fundamental (9 e 10 anos) participaram de oficinas fixas com o tema Matéria Rima Vem Comigo Hip Hop Arte, duas vezes por semana, após o período de aula. Serão ministradas aulas de Rap, Hip Hop, Dança de Rua, Grafite e Discotecagem pelo grupo Matéria Rima/ONG Rede Cultural Beija Flor.
As matérias curriculares se transformam em música, o RAP torna-se um facilitador entre a rua e a escola, e entre o professor e o aluno. Para o secretário de Educação, Marcos Michels existe uma grande expectativa: “A aceitação das crianças foi maravilhosa. Elas se identificam com o programa. Para a comunidade é muito bom. Isso agrega valor e tem tudo para dar certo”, afirmou.
Pelo Programa, as crianças de dois e três anos vivenciarão oficinas culturais como contação de histórias, artes e práticas circenses. O projeto prevê a participação de 13 mil alunos, em 15 escolas de Ensino fundamental, oito creches e três escolas de Educação de Jovens e Adultos, totalizando 26 unidades.
O prefeito ressaltou que este é o primeiro projeto que está sendo desenvolvido nesta nova gestão na área da educação, “Este programa tem a nossa cara. Será realizado um trabalho educativo que vai atrair ainda mais as crianças para dentro da escola, ampliando o acesso à cultura e auxiliando no desenvolvimento dos nossos alunos”, comentou.
O grupo Matéria Rima se apresentou cantando o Hino Nacional e o Hino de Diadema em forma de RAP, e os alunos fizeram grafite em uma parede na área externa da escola.
O grupo de hip hop Matéria Rima é de Diadema e incentiva a leitura e a pesquisa em suas letras. O grupo tem um álbum gravado e já se apresentou na Alemanha.
A secretaria de Educação oferece também, por meio de convênio com a Rede Cultural Beija-Flor, aulas de capoeira, teatro, futebol e orientação nutricional em sua sede na Estrada do Alvarenga, 2343 sendo mais uma opção cultural para as crianças.