Prefeito de Diadema recebe delegação da Aces
Entidade Europeia apoia municípios que são referência no esporte; durante o encontro, foram discutidos detalhes da candidatura de Diadema como ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’
- Data: 17/05/2023 08:05
- Alterado: 17/05/2023 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Prefeito de Diadema recebe delegação da Aces
Crédito:Igor Andrade Cotrim
Diadema cada vez mais se consolida como referência no esporte, inclusive com reconhecimento internacional. Prova disso é a visita realizada por representantes da Aces – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte – ao prefeito José de Filippi Jr nesta terça-feira (16/5), em seu gabinete. O objetivo do encontro foi discutir detalhes sobre a candidatura do município ao título de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’.
O título, pleiteado por Diadema para 2024, é concedido justamente pela Aces, entidade sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Europa. O selo, que tem chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco, é concedido às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação.
Durante o encontro, o prefeito José de Filippi Jr. apresentou aos representantes da Aces o material de divulgação da candidatura da cidade ao título de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’.
Como explicou a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, a campanha de divulgação é necessária para tornar o título uma meta de todos os moradores de Diadema. “A indicação para receber esse selo já é uma prova de que estamos no caminho certo ao associar o esporte à inclusão social e cultural de todos. Mas vamos brigar pelo título e queremos toda a população com a gente na torcida. Daí a campanha de divulgação”, esclareceu a secretária.
De acordo com ela, a entidade internacional vem elogiando a organização e as ações de promoção do esporte realizadas pela Prefeitura, como os programas Água Viva, Caminhando Bem, Escola de Esportes, Lazer na Cidade, Mulheres em Movimento, entre muitos outros.
Outras ações analisadas pelos representantes da Aces foram o programa de concessão de bolsa-atleta, a retomada dos conselhos gestores dos equipamentos públicos de prática esportiva e o cadastro informatizado de todos os beneficiados por iniciativas da Secretaria de Esporte e Lazer.