Pré-adolescência: mudanças financeiras à vista

Fase é determinante para preparar o jovem a lidar melhor com o dinheiro no futuro

  • Data: 23/08/2018 17:08
  • Alterado: 23/08/2018 17:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos
Pré-adolescência: mudanças financeiras à vista

Crédito:

Você está em:

Ao longo da vida, o ser humano passa por várias transformações. Em alguns momentos essas são mais brandas, em outros, intensas, como é o caso das que ocorrem no período da pré-adolescência. Meninos e meninas mudam sua aparência, sua maneira de pensar e de agir e seus hábitos e começam a formar sua visão de mundo. Eles vão se ajustando até acharem seu espaço e, por isso, precisam de orientação e acompanhamento, para que consigam enxergar tudo com clareza, tomando atitudes conscientes que terão reflexos em médio e longo prazo. E um dos assuntos que necessita ser discutido muito abertamente é a educação financeira.

A relação que esse jovem tem com o dinheiro – como administrar e, principalmente, como usar esse recurso – é fundamental. Nessa fase, a inexperiência, ansiedade e jeito impulsivo de ser pode fazer com que ele tome atitudes precipitadas, que podem comprometer seriamente sua saúde financeira, mesmo nessa fase onde ainda não entraram no mercado de trabalho. Isso porque desde criança temos o contato com o universo financeiro e já vamos formando nossas opiniões e costumes.

A mesada, para muitos, faz parte dessa fase e, se não forem instruídos minimamente e corretamente sobre o assunto, haverá grandes chances de se tornarem endividados e até inadimplentes, quando receberem seu próprio salário e forem “donos do próprio nariz”. Quando a mesada nunca é suficiente e nunca garante a realização de desejo, por exemplo, é sinal de que algo está muito errado. Por esse motivo, há diversos livros, palestras aplicativos e cursos – alguns até online e gratuitos, que falam mais a língua desse jovem e condizem com a condição financeira – que auxiliam nesse processo de aprendizagem, inclusive para os responsáveis desse pré-adolescente.

Milhares de escolas em todo o país e algumas universidades já compreenderam a importância de tratar esse assunto em sala de aula e adotaram um programa de educação financeira, inserindo essa temática na grade curricular. No ABC já são 15 escolas adotantes.

É nessa fase que as escolhas deles passam a definir o futuro – como poder garantir uma aposentadoria tranquila, por exemplo – e, querendo ou não, o dinheiro é um dos aspectos que acaba interferindo em diversos outros âmbitos da vida, sendo de suma importância ser discutido de maneira descomplicadas, desmistificada e eficaz. Por isso, o caminho é a educação financeira.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/08/2018 05:08
  • Alterado:23/08/2018 17:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados