PPA Criança será apresentado em ‘Encontro de Cidades Educadoras’
Evento será realizado na Argentina, entre os dias 3 e 5 de setembro; iniciativa propõe reflexão sobre o papel dos governos municipais na inclusão social dos jovens
- Data: 30/08/2013 17:08
- Alterado: 30/08/2013 17:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A experiência do PPA (Plano Plurianual) Criança, que mobilizou mais de 25,7 mil estudantes da rede municipal de ensino na discussão dos principais problemas da cidade, será apresentada no primeiro encontro de Cidades Educadoras da America Latina entre os dias 3 e 5 de setembro na cidade de Rosário, na Argentina. O evento, que tem como tema O papel das cidades na Inclusão Social, pretende refletir sobre as experiências promovidas pelos municípios educadores – 54 na América Latina – e aprofundar a temática que será abordada no próximo XIII Congresso Internacional da AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras), programado para novembro de 2014.
O PPA Criança é um programa inédito no País e foi realizado nas 51 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, envolvendo alunos na discussão dos problemas andreenses, nos mesmos moldes do PPA Participativo. Houve, inclusive, eleição para a escolha de representantes das escolas e visitas ao prefeito Carlos Grana para apresentação das demandas à Câmara Municipal. Entre os principais pedidos das crianças estão mais segurança nas escolas, aumento na quantidade de computadores nos laboratórios de informática, mais moradias e revitalização de parques e praças.
Do total de solicitações foram selecionadas 12 demandas finais entregues ao chefe do Executivo, em um evento realizado dia 3 de julho, no Teatro Municipal. “A participação em uma atividade como esta aproxima as crianças do poder instituído. Elas começam a perceber que o prefeito, secretários e vereadores são pontes para a solução dos problemas, que são muitos”, analisou o secretário de Educação, Gilmar Silvério, que apresentará a experiência da cidade no Encontro. Na opinião do educador, a consciência de que é possível ter suas necessidades ouvidas pode mudar a visão de mundo das crianças, criando um espírito crítico e ensinando o exercício da cidadania.