Pomar Público Urbano atrai pássaros nativos e contribui com a preservação da avifauna e flora da região
Implantado há cerca de dois anos no entorno da Câmara Municipal, o projeto de arborização urbana soma benefícios ao meio ambiente, trazendo desde alimento e abrigo às aves até mais conforto aos visitantes do local
- Data: 12/01/2024 11:01
- Alterado: 12/01/2024 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara Ribeirão Pires
Tucano é umas das espécies de aves atraídas pelo Pomar Urbano da Câmara de Ribeirão Pires
Crédito:Câmara Ribeirão Pires
Desde 2022, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires implanta ações de preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população, alinhadas à Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). O programa Câmara 2030 tornou a Estância a primeira cidade do País a ter um Legislativo sustentável.
Entre as principais ações do programa está a revitalização da área externa da Casa de Leis, que hoje conta com o projeto Pomar Urbano, contemplado com a plantação de cerca de 21 árvores de espécies frutíferas nativas como Cambuci, Jabuticaba, Pitanga, Araçá, Grumixama, entre outras.
Além de proporcionar sombreamento e conforto térmico aos visitantes e frequentadores do espaço, as árvores têm papel fundamental ao meio ambiente e sobrevivência das espécies do planeta, por conta da absorção do gás carbônico (CO2), um dos gases de efeito estufa, e liberação de oxigênio (O2), entre outros benefícios, como o proporcionado à avifauna da região.
Em levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ribeirão Pires, cerca de 16 espécies de aves visitaram o Pomar Público Urbano da Câmara. São elas: bem-te-vi; sanhaço-cinzento; cambacica; rolinha-caldo-de-feijão; beija-flor-de-peito-azul; sabiá-barranco; gaturamo-verdadeiro; tico-tico; sanhaço-de-encontro; saíra-amarela; chopim; tucano-do-bico-verde; e galo-de-campina ou cardeal.
Os pássaros se alimentam dos frutos, com importantes nutrientes para o seu desenvolvimento, e dispersam as sementes das árvores para outros locais, contribuindo para o equilíbrio ambiental. Além disso, as aves também encontram local apropriado e seguro para abrigo e construção de ninhos.
O Pomar também agrega o projeto “Asas com Liberdade”, constituído por gaiolas apreendidas, que foram transformadas em comedouros após a retirada das portas e são abastecidos diariamente com frutas e ração. “Daremos continuidade e fortaleceremos o programa Câmara 2030, neste ano. Estamos abertos para visitas de estudantes e também para palestras nas escolas. O Legislativo de Ribeirão Pires hoje é mais participativo, pensando na melhoria de vida em nossa cidade”, afirma o vereador e presidente da Casa, professor Paulo Cesar Ferreira (PC).