Poliomielite e multivacinação: Diadema terá campanha de atualização vacinal em agosto

Em consonância com a campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde, Diadema irá vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos com o objetivo de atualizar as Cadernetas

  • Data: 20/07/2022 13:07
  • Alterado: 17/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Poliomielite e multivacinação: Diadema terá campanha de atualização vacinal em agosto

Vacinação será realizada nas 20 UBSs do município.

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

Pais e responsáveis por crianças menores de 15 anos de idade devem ficar atentos, pois em agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. 

Ao todo, a mobilização no Brasil vai contar com 40 mil postos de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a Poliomielite (também conhecida como paralisia infantil). Para multivacinação, a intenção é aumentar a cobertura vacinal contra doenças imunopreveníveis e atualizar a Caderneta de Vacinação dos pequenos.

Em Diadema, a Campanha ocorrerá de 8 de agosto a 9 de setembro de 2022 e as 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão ofertar 19 vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI): além da proteção contra a Poliomielite, serão aplicados imunizantes contra doenças como Sarampo, Caxumba, Rubéola, Hepatite A, Febre amarela e HPV. 

Temos acompanhado ao longo dos últimos anos quedas nas coberturas vacinais de adulto, mas principalmente nas crianças, além da volta de doenças consideradas erradicadas. Precisamos fazer um esforço conjunto enquanto sociedade para mudar esse cenário e garantir a proteção das crianças e adolescentes. Pedimos que os pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar. Vacinas são seguras, evitam adoecimento e salvam vidas”, afirmou a secretária municipal da saúde de Diadema, Dra Rejane Calixto.

A secretária explica que haverá ainda um Dia “D” de mobilização no município previsto para 20 de agosto de 2022. “Neste dia, a ideia é que todas as UBSs da cidade abram as portas para ofertar os imunizantes, principalmente para os pais que trabalham e não conseguem levar os filhos na unidade de saúde durante a semana”, explica Rejane. 

Para vacinar as crianças e adolescentes, é preciso comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação da criança em mãos. Confira a relação de postos de vacinação.

Confira a relação das vacinadas ofertadas: 

Campanha de Multivacinação: lista de vacinas para crianças

Hepatite B

Poliomielite 1, 2 e 3

Poliomielite 1 e 3

Rotavírus humano G1P1

DTP+Hib+HB (Penta)

Pneumocócica 10 valente

Meningocócica C

Febre Amarela

Sarampo, Caxumba e Rubéola

Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela

Hepatite A

Difteria, Tétano, Pertussis

Difteria e Tétano

Papilomavírus humano (HPV)

Varicela

Pneumocócica 23 (indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade)

Campanha de Multivacinação: lista de vacinas para adolescentes

Hepatite B

Difteria e Tétano

Febre Amarela

Sarampo, Caxumba e Rubéola

Papilomavírus humano (HPV)

Meningocócica ACWY

Pneumocócica 23 (indicada para população indígena)

Compartilhar:

  • Data: 20/07/2022 01:07
  • Alterado:17/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados