Polícia Civil e Prefeitura de Santo André resgatam 77 aves de cativeiro irregular
Secretaria de Meio Ambiente encaminhou animais para centro de recuperação
- Data: 03/06/2021 19:06
- Alterado: 03/06/2021 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Divulgação / PSA
A Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) da Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, realizou nesta quinta-feira (3) apreensão de 77 aves em um imóvel na Estrada do Pedroso. No total, foram recolhidos 73 canários-da-terra (Sicalis flaveola) e quatro picharros (Saltator similis).
A operação, realizada pelos investigadores Mucio Ladeira e Magaly Rodrigues, foi deflagrada após denúncia recebida pela Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente. No atendimento, os agentes verificaram que os animais silvestres eram nativos da região e se encontravam no fundo de um comércio, que estaria sendo utilizado como cativeiro irregular.
“Estamos no Mês do Meio Ambiente e ações como esta fortalecem a conscientização ambiental. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização é crime”, explica a encarregada do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Daniela Victor da Silva Freire, responsável pelo trabalho de resgate de animais silvestres na cidade.
Além de tratar-se de uma situação totalmente ilegal, um dos viveiros continha aproximadamente 70 canários juntos. Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura fizeram a transferência das aves para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê.
“A denúncia deste tipo de crime ambiental é fundamental e a participação do munícipe é muito importante para o processo de preservação das espécies”, reforça o delegado titular da Dicma, Gilmar Camargo Bessa.