Plano de Mobilidade Urbana de Diadema é aprovado em 1ª votação na Câmara
Projeto ainda passará por uma nova votação antes de ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional para entrar em vigor
- Data: 05/11/2021 09:11
- Alterado: 05/11/2021 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Secretário de Transportes e Mobilidade
Crédito:Igor Andrade
Concebido a toque de caixa e com a participação direta de mais de 900 pessoas, entre técnicos, gestores e a população em geral, o Plano de Mobilidade Urbana de Diadema entra agora numa nova etapa antes de começar a sair do papel.
Aprovado por unanimidade, em primeira votação realizada na Câmara de Vereadores nesta quinta (4), o projeto passará por uma nova avaliação do Legislativo na semana que vem e, depois, será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional para ser protocolado.
Antes da aprovação em plenário, o Plano foi mais uma vez apresentado aos vereadores da casa pelo secretário de Transportes e Mobilidade, José Evaldo Gonçalo, em encontro realizado na parte da manhã. Na ocasião, o titular da pasta reiterou a importância do documento para não só modernizar a cidade como acabar com velhos problemas no fluxo de veículos e pedestres.
“Só conseguimos entregar o Plano de Mobilidade num tempo recorde porque todos se dedicaram integralmente em sua elaboração. É um documento extenso, um estudo completo sobre a situação de Diadema e como ela deverá ficar em curto, médio e longo prazo. Todas as ações previstas, claro, serão novamente debatidas com o Legislativo e com a população para começarem a ser executadas”, avalia Evaldo.
Uma das primeiras medidas do Plano de Mobilidade será o início da implantação de ciclovias fixas na cidade – é bem provável que as obras comecem ainda no mês de novembro. Este tipo de equipamento, aliás, será um dos destaques do projeto: estão previstos mais de 130 Km de ciclovias em pontos estratégicos de Diadema.
Nas quase 430 páginas do documento também estão previstas pontos como gestão do transporte público coletivo, organização do transporte carga e a criação de um consórcio municipal permanente para a discussão de temas pertinentes ao desenvolvimento do projeto.
Conheça o Plano de Mobilidade Urbana na íntegra