Planetário terá sessões com audiodescrição todo último domingo do mês
“Domingo Inclusivo” traz dois filmes adaptados de forma a alternar som original com momentos de descrição; sessões acontecem às 11h e às 15h
- Data: 27/04/2019 09:04
- Alterado: 27/04/2019 09:04
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
O Planetário e Cinedome Digital de Santo André vai passar a oferecer duas opções de sessões inclusivas todo último domingo do mês. O recurso, que consiste na tradução de imagens com palavras, alternada com o som original e os diálogos, tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa e, consequentemente, mais emocionante, aos deficientes visuais.
A novidade estará disponível já neste domingo (28), às 11h, com o filme “Aniversário do Pingo”, voltado para o público infantil, e “A Conquista de um Sonho”, às 15h, para o público infanto-juvenil e adulto. A audiodescrição é opcional.
“Quem opta por assistir com audiodescrição recebe fones de ouvido na entrada, para que ouça o filme com a descrição das imagens projetadas na cúpula, em alguns momentos-chave, e com o som original e os diálogos também”, explicou o coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira.
A adaptação foi feita pela empresa Ver com Palavras Audiodescrição, e a equipe do Planetário e Cinedome de Santo André ficou responsável por sincronizar estas inserções de descrições com as partes em que o som é original. O processo de adaptação de um filme para audiodescrição demora, em média, 8 meses.
Para o coordenador do Planetário, Thiago Wenzler, a audiodescrição é muito importante no processo de educação e de inclusão. “É preciso voltar os olhares para a produção de materiais pedagógicos para crianças e adolescentes portadores de deficiência visual, o que permite a equiparação de oportunidades e o acesso a conteúdos de suma importância. Por isso o Planetário e Cinedome de Santo André tem sido cada vez mais efetivo na produção de conteúdos inclusivos”, destacou.
Para Gabriel Ferreira, deficiente visual de 11 anos, que gosta muito de astronomia, a experiência de acompanhar uma sessão com audiodescrição foi emocionante. “Foi um dia muito incrível pra mim, pois eu pude “ver” os planetas, o sol, as estrelas e fiquei encantado. Como a astronomia é muito visual, com a audiodescrição pude ter muito mais informações e detalhes. Ganhei muito conhecimento nesse dia”, comemorou.
Além das sessões com audiodescrição, no último sábado de cada mês, às 13h30, também acontecerá uma sessão extra chamada “Efemérides”, que abordará a configuração do céu e os fenômenos astronômicos que acontecerão no mês seguinte.
SELO DE QUALIDADE
O Planetário de Santo André recebeu, no final de 2018, o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), por divulgar conteúdos astronômicos de bom nível e valor científico. “É um selo muito importante para a comunidade científica, representa o reconhecimento do trabalho e a credibilidade conquistada pela equipe do Planetário ao longo de sete anos de existência”, disse Wenzler.
Cerca de 3 mil pessoas por mês visitam o Planetário durante os finais de semana, além de 1,3 mil estudantes que comparecem no espaço com as escolas, em passeios agendados durante a semana. A equipe pedagógica do Planetário disponibiliza um plano de atendimento baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também leva em consideração a idade escolar das crianças. Para cada ano escolar, o Planetário disponibiliza um atendimento personalizado com sessões específicas relacionadas com o conteúdo abordado na escola.
Para o público espontâneo, o Planetário oferece quatro sessões aos finais de semana. São duas com enfoque voltado para o público infantil, às 11h. No sábado, às 11h, a sessão é como o filme “O aniversário do Pingo”, e no domingo, no mesmo horário, é exibido o filme “Uma pequena jornada pelo Sistema Solar. Já as sessões das 15h, mais voltadas para o público adulto, são “Limite”, no sábado, e ‘Extrassolares no domingo”. A programação é diferente apenas nos “Domingos Inclusivos”.