Planeje suas férias para economizar
Quem não fez o planejamento antecipado, deve agora fazer boas escolhas para evitar o descontrole financeiro
- Data: 08/06/2017 10:06
- Alterado: 08/06/2017 10:06
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP
Crédito:
Muitas famílias só começam a pensar no que fazer nas férias de meio de ano em cima da hora. Já que as crianças têm um descanso na escola, há o desejo de passear e descansar, mas antes de tomar qualquer decisão é preciso considerar a situação financeira atual.
O ideal é sempre planejar as férias com meses de antecedência, especialmente se o plano for fazer viagens de maior custo. Assim pode escolher com tranquilidade e garantir o melhor custo benefício. Por isso, independente do que for fazer em julho, é válido pensar a respeito das próximas férias.
Além de pensar em médio e longo prazo, se atentar aos gastos imediatos também é ter educação financeira. Quando somados, eles podem levar ao descontrole. Portanto, se não houve planejamento antecipado, agora é a hora de pensar em atividades, passeios e viagens que caibam no orçamento.
Confira mais orientações:
– Reúna a família
Uma conversa em família, que inclua até mesmo as crianças, é crucial para definir o que será feito. Caso os sonhos tenham alto custo, comecem desde já a poupar para conquistar nas férias dos próximos anos.
– Faça um diagnóstico financeiro
Para ter forças para poupar, verifique quais gastos vocês podem reduzir ou eliminar. Faça um diagnóstico de sua situação financeira por um mês – se tiver renda fixa – ou por 90 dias – se tiver renda variável.
– Planeje as férias
Pesquise passeios dentro de seu orçamento e considere todos os custos. Antes de comprar passagens e hospedagens, faça pesquisas em pelo menos três estabelecimentos diferentes. E não esqueça as despesas com alimentação.
– Considere opções gratuitas
Busque em sua região passeios e programações gratuitas ou com custos baixos, como parques, museus e zoológicos. Lembre-se, para se divertir em família e descansar da rotina não é preciso gastar dinheiro.
– Evite parcelamentos
Se for usar o cartão de crédito, opte por poucas parcelas, já que no segundo semestre deste ano haverá novas despesas – como o Dia das Crianças, por exemplo. O ideal é sempre fazer escolhas que caibam no orçamento, evitando o acúmulo de dívidas.