Pio Mielo indica revisão de bolsas universitárias e propõe auxílio pós-graduação
O vereador Professor Pio Mielo (PT) protocolou, nas últimas semanas, indicações na Câmara Municipal de São Caetano do Sul sugerindo revisão nos pré-requisitos de concessão de bolsas para estudantes do ensino superior da cidade que possuem uma dependência disciplinar (DP). No atual sistema, quem possui uma DP perde automaticamente o direito à bolsa. Outra medida […]
- Data: 03/05/2013 11:05
- Alterado: 03/05/2013 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: InComum
Crédito:
O vereador Professor Pio Mielo (PT) protocolou, nas últimas semanas, indicações na Câmara Municipal de São Caetano do Sul sugerindo revisão nos pré-requisitos de concessão de bolsas para estudantes do ensino superior da cidade que possuem uma dependência disciplinar (DP). No atual sistema, quem possui uma DP perde automaticamente o direito à bolsa. Outra medida sugerida visa fomentar o interesse de estudantes em especializações através da concessão de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação.
Oriundo das salas de aula, Professor Pio pretende, com estas ações, ajudar a alavancar o ensino superior sancaetanense. “Como educador, tenho convicção que nossa cidade pode mais no sentido de proporcionar aos nossos estudantes melhores oportunidades acadêmicas. Essas indicações, uma vez estudadas e postas em prática, tendem a elevar o interesse de nosso alunado pela continuidade nos cursos de graduação e a migração para especializações. Teremos mão-de-obra e serviços cada vez mais qualificados”, destaca o vereador.
REVISÃO
Segundo Pio, muitos universitários entraram em 2013 com uma dependência disciplinar e, por isso, não foram contemplados com o benefício do desconto para este ano letivo. “Penso que devemos rever isso. Na maioria das vezes, o aluno possui grande dificuldade em uma determinada matéria e não é perdendo o direito à bolsa de estudos que terá sanado tal problema”, afirma. “Há grandes chances de muitos alunos deixarem seu curso e não queremos isso”, completa.
Bem aceito no legislativo, o projeto teve apoio dos vereadores Beto Vidoski (PSDB) e Fábio Palácio (PR). As indicações foram encaminhadas à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Educação para avaliações. “Não podemos deixar que a vida acadêmica de um estudante acabe pelo simples fato de não poder mais arcar com as mensalidades por possuir apenas uma dependência”, ressalta Pio.
PROJETOS DE LEI
Tramitam nas comissões da Câmara Municipal mais quatro projetos de lei de autoria de Pio Mielo na área da educação. O primeiro visa incluir nas escolas da rede pública de São Caetano do Sul com período integral a atividade de educação financeira e cidadania. Outro, institui a gratuidade da celebração da colação de grau ao final dos períodos escolares da rede municipal de ensino.
O vereador pretende, ainda, com dois outros projetos, que sejam criadas, nas EMIS e EMEIS, a Semana Municipal da Atenção Social da Família e a Semana Municipal da Psicologia Infantil. “Essas ações fomentariam o debate desses temas, atuando no trato e prevenção de diversos problemas que atrapalham os estudos e o desenvolvimento psicossocial de nossas crianças”, finaliza Mielo.