Pessoas em situação de rua estão sendo acolhidas pela Operação Inverno
Ação em Mauá integra secretarias de Cidadania e Ação Social e de Saúde, além de profissionais da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal
- Data: 15/06/2016 17:06
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Quem aceita o auxílio é levado ao Centro Pop
Crédito:Rodrigo Zerneri/PMM
As pessoas em situação de rua agora passam a ter mais uma alternativa nesta reta final de outono de baixa temperatura para se proteger do frio intenso. A Prefeitura de Mauá implantou a Operação Inverno. As secretarias de Cidadania e Ação Social e Saúde, a Coordenadoria de Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal estão agindo em conjunto nas abordagens. A Defesa Civil também tem recebido chamados pelo telefone 199 que funciona 24 horas por dia.
Quem aceita o auxílio é levado ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A nova sede do serviço foi inaugurada em 21 de dezembro de 2015, e disponibiliza um atendimento especializado a quem não tem um lar ou simplesmente decidiu viver na rua. Antes, o Centro POP funcionava em um antigo prédio na Avenida Dom José Gaspar, no bairro da Matriz.
“Por lei, não podemos obrigar ninguém a seguir com nossas equipes, que estão à disposição inclusive na madrugada. Mas é importante as pessoas saberem que oferecemos o serviço e estamos em alerta para prestar os atendimentos”, explica o coordenador da Defesa Civil, Sergio Moraes.
“Desde o mês de abril a Secretaria de Cidadania e Ação Social, em particular a Proteção Especial, está se preparando para esse inverno. Acompanhando as previsões meteorológicas, já esperávamos por esse frio rigoroso. Graças a esse planejamento estamos conseguindo atender as demandas”, explica Maria Aparecida Lima Ferreira, Coordenadora da Proteção Social Especial na cidade.
O Centro POP tem capacidade para acolher 50 pessoas, com alas feminina e masculina. O acolhimento às pessoas em situação de rua é realizado a partir das 19h. No equipamento, podem tomar banho, fazer a refeição e descansar durante toda a noite. E pela manhã ainda recebem um kit lanche.
O local ocupa uma área de 800 m² na avenida Washington Luiz, Jardim Cerqueira Leite. Além de oferecer abrigo, o Centro POP tem a finalidade de resgatar a cidadania dessa população, auxiliando no retorno ao convívio familiar ou na conquista da autonomia. O serviço conta com equipe de psicólogos, assistentes sociais, monitores de atividades comunitárias, educadores e orientadores sociais, inclusive com equipes de abordagem a essa população. Na sede, há espaços de convivência como a quadra poliesportiva, salas para atendimento especializado e área de acolhimento e triagem realizados ao longo de todo o dia.
Consultório de Rua – O serviço é oferecido pela Secretaria de Saúde e consiste na utilização de um veículo tipo Van que transporta a equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, enfermeiros, técnicos e agentes redutores de danos, que diariamente circula pelas ruas da cidade para abordagem às pessoas em situação de rua. Mensalmente são realizados entre 50 e 70 atendimentos pelos profissionais do Consultório de Rua.
O trabalho inicia-se com a identificação dos pontos onde estas pessoas costumam se concentrar. A abordagem ocorre de forma sutil, respeitando a vontade do cidadão e buscando estabelecer vínculos para compreender a situação e necessidades do indivíduo.
O Consultório de Rua atua de forma integrada aos demais serviços da Saúde, fortalecendo o atendimento em rede na saúde. Assim, o Consultório de Rua pode ser a porta de entrada para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e até mesmo em serviços de outras secretarias como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Cidadania e Ação Social.
A equipe ouve os relatos e queixas, identifica a necessidade imediata e faz o encaminhamento necessário. Conquistar a confiança da pessoa em situação de rua e estabelecer um vínculo é fundamental para a continuidade da abordagem e avançar no campo da saúde mental e uso abusivo de álcool e outras drogas.