Pesquisa mostra aprovação de 91% dos restaurantes públicos de Diadema
O quesito atendimento/cardápio teve um alto nível de aprovação. Foram avaliados os três equipamentos do município
- Data: 21/08/2023 19:08
- Alterado: 21/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Restaurante Popular
Crédito:André Baldini
A Prefeitura de Diadema realizou pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos frequentadores dos três restaurantes públicos da cidade: Restaurante Popular Irmã Lucina, no Serraria, Restaurante Popular João Carlos Alves, no Campanário, e Restaurante Bom Prato, no Eldorado. O quesito atendimento/cardápio teve um alto nível de aprovação e entre bom e ótimo o índice chegou em 91,1%.
Os restaurantes populares de Diadema servem cerca de 1.900 refeições/dia, ao valor de R$ 2,00, e o Bom Prato 1.200 refeições/dia, ao preço de R$ 1,00, e 300 cafés da manhã/dia, ao custo de R$ 0,50.
A pesquisa foi feita pelo Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social – OPPES, ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEPLAGE), a pedido da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, que administra os dois restaurantes da Prefeitura e faz a interface com o Governo do Estado para que município tenha a unidade Bom Prato no Eldorado.
Participaram do processo de avaliação 1.256 entrevistados, munícipes que frequentam os restaurantes e pessoas que vêm de outras cidades para trabalharem em Diadema. Eles responderam questionário com 14 perguntas e a pesquisa foi feita presencialmente. Dos entrevistados, 335 eram do Restaurante Campanário, 385 do Restaurante Serraria e 536 do Bom Prato Eldorado.
Cada restaurante foi visitado duas vezes e entre os itens abordados no questionário estavam preço da refeição, atendimento/cardápio do dia, frequência e geolocalização. No quesito perfil dos frequentadores foram levantadas questões relacionadas a faixa etária, gênero e renda mensal, e de cunho social: se recebe algum benefício de programa de governo ou se está no Cadastro Único do Governo Federal.
“Foi muito importante fazermos esta pesquisa junto com o OPPES porque ela traz dados que nos auxiliarão no nosso trabalho de segurança alimentar em Diadema e, ainda, nos certifica sobre como está o funcionamento dos restaurantes públicos. Ela mostra a boa aceitação dos frequentadores com relação às unidades alimentares e também reconhece o trabalho que a Prefeitura executa no combate à fome e na conscientização sobre a alimentação saudável”, afirma o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio.
Bons resultados – Entre os índices apontados na Pesquisa Satisfação sobre os restaurantes públicos de Diadema, os quesitos preço e atendimento/cardápio obtiveram excelentes aprovações. No primeiro, 94,1% dos frequentadores diários avaliaram como bom e ótimo e no segundo 91,1%. Das pessoas que fazem as suas refeições nas três unidades, 87,8% são moradores de Diadema, 5,6% vêm de São Paulo e 2,9% são da cidade vizinha São Bernardo do Campo. A distância que os usuários levam, em média, para chegar até os restaurantes é de 4,01 km.
Outro dado apontado na pesquisa é que 17,4% dos frequentadores dos três restaurantes são aposentados, 70,4% são homens, 49,2% são desempregados e 62,2% são negros. As pessoas que mais fazem as refeições nas unidades têm entre 30 a 59 anos e o índice é de 52,2%.
Quanto à escolaridade, o público atendido é de 34,2% com ensino médio completo e 30,4% com o ensino fundamental incompleto. Outros dados apontados são que 49,2% dos que almoçam nos restaurantes não estavam trabalhando, 61,5% não estavam inscritos no CadÚnico e 46,2% declararam não possuir renda ou renda de até um salário mínimo.
Trabalho do OPPES – A Pesquisa Satisfação sobre os restaurantes públicos de Diadema foi realizada pelo Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social da Prefeitura de Diadema e gerenciada pelo sociólogo Kleber Teixeira, sob supervisão do coordenador do OPPES Arquimedes Andrade.
O Observatório tem o propósito de computar dados, indicadores socioeconômicos e informações que vão auxiliar no diagnóstico das potencialidades da cidade, assim como, qualificar os processos de formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas adotadas pela atual administração.
O OPPES é resultado de trabalho integrado entre as secretarias de Planejamento e Gestão Pública (SEPLAGE), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e Assistência Social e Cidadania (SASC), e contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Modernização da Administração Pública Tributária e Social (PMAT II).
Para saber mais sobre a pesquisa acesse: https://sites.google.com/view/oppes/documentos?authuser=0