Pesquisa coloca Santo André como melhor opção para compras

Comemoração do ‘Dia das Crianças’ deve movimentar R$ 51 milhões no Grande ABC; 23,2% dos consumidores apontam cidade como favorita destacando o forte comércio local

  • Data: 10/10/2013 17:10
  • Alterado: 10/10/2013 17:10
  • Autor: Robson Luiz Gisoldi
  • Fonte: Secom PSA
Pesquisa coloca Santo André como melhor opção para compras

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Considerada a penúltima grande data comemorativa para mobilizar o comércio, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 51 milhões no Grande ABC neste ano e Santo André, principal polo de consumo frente às sete cidades, é preferida por 23,2% dos consumidores. Os dados integram a mais recente Pesquisa de Intenção de Compra produzida pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com as associações comerciais da região.

O resultado positivo aponta ainda, em relação à mobilidade dos consumidores, que moradores de Ribeirão Pires (31,5%), São Bernardo do Campo (11%) e Mauá (15.3%), declararam que realizarão suas compras em Santo André. Entre os fatores que podem explicar o fenômeno, segundo o levantamento, está a ampliação e solidificação dos empreendimentos comerciais, criadores de novos atrativos aos consumidores. Dos moradores da cidade, apenas 4,3% dos entrevistados declararam escolher São Bernardo como local de compra.

“Recebemos a análise de maneira muito positiva, uma vez que reforça o potencial do comércio de Santo André, que, devido à sua qualidade e localização estratégica, retém grande parte dos consumidores na própria cidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico de diferentes setores”, aponta a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, Oswana Fameli.

PROJEÇÃO – A Fecomércio de São Paulo, com base em suas pesquisas e análises sobre o comportamento do consumidor, aponta que cerca de 375 mil famílias do Grande ABC deverão comprar presentes para o Dia das Crianças. A média de gasto projetada por presente – R$ 137,40 –, revela aumento em comparação com o ano anterior, quando os consumidores estavam dispostos a pagar um preço médio de R$ 115,20, um crescimento real de aproximadamente 12%.

As pesquisas de intenções de compras do Grande ABC têm como principal objetivo analisar o comportamento dos consumidores da região, que compõe o quinto maior mercado consumidor do Brasil. Em todas as grandes datas comemorativas, além de detalhar o comportamento do consumidor, também é avaliada a movimentação financeira promovida pelo comportamento de consumo. “A expectativa é de crescimento das vendas de aproximadamente 6% em relação ao Dia das Crianças de 2012”, assegura, o professor de economia e coordenador da pesquisa Sandro Renato Maskio.

POTENCIAL DE CONSUMO – O bom momento econômico da cidade se traduz também no estudo PC Maps, elaborado pela IPC Marketing Editor em abril, o qual estima que o potencial de consumo de Santo André deve chegar a R$ 16,7 bilhões em 2013. O resultado coloca a cidade como a quinta do Estado de São Paulo e a 16ª do País em capacidade de absorver serviços, produtos e alimentos.

O PC Maps é atualizado anualmente pela IPC Marketing Editora, que disponibiliza informações demográficas e de potencial de consumo de todos os municípios brasileiros. O indicador é o único que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos. A pesquisa pode ser acessada na íntegra aqui.

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  • Data: 10/10/2013 05:10
  • Alterado:10/10/2013 17:10
  • Autor: Robson Luiz Gisoldi
  • Fonte: Secom PSA









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