Perto e distante

Renault lança na Argentina a picape média Alaskan, que não deve vir para o Brasil

  • Data: 07/12/2020 09:12
  • Alterado: 07/12/2020 09:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Martín Echaide, do "Minuto Motor"/Argentina - especial para a AutoMotrix
Perto e distante

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Foram muitos adiamentos, inicialmente motivados pela crise econômica na Argentina e posteriormente pela pandemia do coronavírus. Mas, finalmente, a Renault acaba de fazer o lançamento oficial da Alaskan no mercado argentino. A picape produzida na fábrica de Santa Isabel, na cidade argentina de Córdoba, foi projetada em conjunto com a Nissan Frontier e a descontinuada Mercedes-Benz Classe X. Tornou-se uma das atrações da edição 2018 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O projeto era que fosse comercializada também no Brasil, porém, em julho deste ano, já em plena crise de vendas causada pela pandemia, a Renault mudou de ideia e anunciou que a nova picape seria vendida apenas na Argentina. Como a marca francesa foi uma das marcas mais atingidas pela retração de vendas de 2020 no mercado brasileiro e as picapes médias foram o segmento que menos perdeu vendas no país no ano, algumas concessionárias especulam que estejam apenas aguardando um momento mais adequado para o lançamento no Brasil. A Alaskan deixou de ser produzida na Europa este ano devido às fracas vendas. Agora, existe apenas na versão “made in Argentina”.  

A nova picape da Renault foi apresentada em oito versões e com garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros. Compartilha não apenas a aparência robusta como também os motores com a Frontier, que é fabricada na mesma unidade industrial em Córdoba. Um deles é o turbodiesel 2.3 com 160 cavalos e 41 kgfm de torque, associado a uma caixa manual com 6 marchas e trações 4×2 ou 4×4 com reduzida. O outro motor é um 2.3 biturbodiesel com 190 cavalos e 45,9 kgfm, que pode ser acoplado a uma caixa manual de 6 ou 7 velocidades e tração simples ou integral com reduzida.

Em sua versão básica Confort, a Alaskan vem com rodas de aço de 16 polegadas (255/70 R16), banco do motorista regulável em seis direções, luzes diurnas (DRL), imobilizador de partida, controle de estabilidade (ESP), Hill Start Assist (HSA) e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança. Na configuração Emotion, acrescenta assistência na descida (apenas na versão 4×4), alarme antiroubo, rodas de alumínio de 16 polegadas (255/70 R16) e espelhos externos com controle elétrico. As versões Intense adicionam retrovisores cromados e rebatíveis automaticamente, estribos, auxiliares de neblina dianteiros, faróis automáticos, sistema IVI Multimedia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro com comandos no volante, ar-condicionado automático bizona e duas tomadas de 12V. Finalmente, a versão topo de linha Iconic incorpora barras de teto longitudinais, santantônio cromado, capota marítima, faróis de leds, rodas de alumínio de 18 polegadas (255/60 R18), para-choque dianteiro com aplique cromado, airbags frontais, laterais e de cortina, câmera 360 graus, chave inteligente, teto solar elétrico, botão start&stop, bancos de couro aquecidos, apoio de braço central revestido de couro e banco do motorista ajustável em oito posições com apoio lombar.

Na Argentina, os preços da Alaskan vão dos 2.358.700 pesos (perto de R$ 156 mil) na versão básica Confort, com motor de 160 cavalos, tração 4×2 e câmbio manual, até os 4.134.300 pesos (cerca de R$ 273 mil) na “top” Iconic com motor de 190 cavalos, tração 4×4 e câmbio automático. Para este lançamento, a montadora resolveu investir mais no pós-venda: oferece revisões a cada 20 mil quilômetros e um serviço opcional e gratuito aos 10 mil. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix)

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  • Data: 07/12/2020 09:12
  • Alterado:07/12/2020 09:12
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  • Fonte: Martín Echaide, do "Minuto Motor"/Argentina - especial para a AutoMotrix









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