Pequeno Teatro de Torneado apresenta ciclo de debates “Doenças no Imaginário”
A trupe convoca o público a refletir questões relacionadas à Saúde e à Cultura
- Data: 06/02/2019 15:02
- Alterado: 06/02/2019 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Pequeno Teatro de Torneado
Crédito:Alexandre Bassani
Em 2019, a Trupe Pequeno Teatro de Torneado dá continuidade à sua pesquisa para a trilogia Colapsos Institucionais e, durante esse mês de fevereiro, o ciclo de debates Doenças no Imaginário convoca o público a refletir questões relacionadas à Saúde e à Cultura. O ciclo faz parte da série de ações de contrapartidas que servirão de pulso criativo e reflexivo para a criação do segundo espetáculo da nossa trilogia: Incandescente (Parte II: o Hospital), contemplado pelo edital PROAC de Obras inéditas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Para o ciclo Doenças no Imaginário foram convidadas importantes profissionais da área da Saúde e da Cultura, contando com nomes como Maira Sera (artista e arte-terapeuta), Flávia Pennachin (psicóloga e educadora), Coletivo Loka de Efaverenz e a palhaça Andrea Macera (Teatro da Mafalda). Com essas convidadas, serão discutidas intersecções entre cultura e saúde que irão influenciar diretamente na nova pesquisa da trupe. Além do ciclo de debates, em abril acontecerão duas apresentações gratuitas do primeiro espetáculo da trilogia Do Ensaio para o Baile. E, em julho desse ano, a trupe oferecerá gratuitamente uma imersão de quatro dias intitulada Personagens Epidêmicos, onde integrantes da trupe e artistas colaboradores irão compartilhar os caminhos artísticos que a trupe percorreu até alcançar o resultado do espetáculo Incandescente.
A temporada do espetáculo Incandescente acontecerá nos meses de julho, agosto e setembro de 2019 no Sítio Cultural Alsácia e terá ingressos a preços populares e agendamento de grupo para instituições. O primeiro espetáculo da trilogia Do Ensaio para o Baile (Parte I: a Escola), cumpriu temporada de estreia no SESC Santo André e teve temporadas de sucesso na FUNARTE SP e no Espaço Parlapatões. Além disso o espetáculo marcou participações no Festival de Teatro de Curitiba e na Virada da Educação da cidade de São Paulo.
Sobre a criação do espetáculo Incandescente
Em tempos de profundas modificações nas instituições e na política brasileira, a pesquisa Colapsos Institucionais busca compreender de que forma esse poder moldatório das instituições influencia no aprisionamento dos corpos e dos imaginários. Em Incandescente, investigamos a instituição hospitalar, espaço criado inicialmente para segregar a população “doente” da população “saudável”, e buscamos relações entre as doenças e o cerceamento dos corpos e das liberdades proposto pelas próprias políticas de Saúde. Apontamos o nosso olhar crítico para os investimentos na indústria farmacêutica e o como investimentos nas políticas de cultura e lazer poderiam contribuir na implementação de uma medicina preventiva.
Na encenação de Incandescente, artistas realizam um complexo jogo épico-dramático nessa comédia social e musical que irá lidar com humor e crítica com questões relacionadas às políticas de saúde no Brasil. Na trama, homens e mulheres, idosos e adoecidos, tentam recuperar um antigo Clube de Bocha onde passaram grandes momentos de suas vidas. Esse espaço hoje tornou-se um Hospital Público onde muitos deles se tratam de diversas enfermidades.
Assim como aconteceu em Do Ensaio para o Baile, a dramaturgia encontra-se em processo de pesquisa e construção desde novembro de 2017 e terá sua finalização em 2019. Em parceria com o premiado dramaturgo e encenador William Costa Lima, os artistas da Trupe, amparados pelos arquétipos da Commedia Dell’Arte e estudos de comicidade, estão pesquisando e construindo possibilidades de narrativas para os personagens onde, ao mesmo tempo em que contam suas histórias privadas, denunciam o tratamento dado aos indivíduos pelos sistemas de saúde. Desde seus primeiros passos, em 2005, é recorrente esse modo de produção dramatúrgica na Trupe.
O ator Victor Luiz e as atrizes Maira Sera e Luiza Grillo discutem os caminhos de voz e sonoridades para o Espetáculo “Incandescente” com o diretor e dramaturgo William Costa Lima. Foto: Alexandre Bassani.
Em Incandescente a Trupe Pequeno Teatro de Torneado pesquisa caminhos para uma encenação simples, sem grandes aparatos técnicos, livre de artificialidades, deixando o corpo do ator e suas possibilidades como sendo o verdadeiro espetáculo. Para isso, todos os elementos são revertidos para uma experiência de sinergia entre atores e plateia e é nesse lugar que entra a experiência do teatro-dança, alongando a percepção dos artistas da cena e evocando a necessidade da partilha acontecer num lugar de intimidade, onde o artista possa abrir mão da representação, dirigindo o seu discurso diretamente ao imaginário do espectador, levando-o a participar da trajetória proposta pela narrativa e se reconhecer nela.
Nesse espetáculo, serão trabalhadas as máscaras da Comedia Dell’Arte, servindo de inspiração para a construção dos personagens, do fio condutor da trama e do jogo cômico. Ao contrário dos corpos que se colapsam em dança, explorado no espetáculo Do Ensaio para o Baile, os atores de Incandescente se deparam com a dilatação de corpos adoecidos pela supressão do imaginário. Neste espetáculo, o prenúncio da morte vem em movimentos físico inspirados na linguagem de Butoh. São movimentos corporais intensos e dilatados que extrapolam em ações dentro de um cenário entrelaçado pelo fio da morte. É o vislumbre tardio das pequenas escolhas que contaminam corpos e mentes, atos capazes de passar desapercebidos no cotidiano enquanto se sente a intensidade da vida.
A cenografia e a iluminação irão transpor o presente espaço de um Hospital ao mesmo tempo em que se transformarão na memória de um clube de Bocha, espaço esse sempre suscitado pelos velhos protagonistas que contam nossa história. A iluminação fará um jogo de relação entre passado/presente e vida/morte, mesclando elementos clássicos da iluminação teatral com lâmpadas incandescentes e frias. A musicalidade versará sobre o sertanejo de raiz, e trará inspirações desse estilo musical, como Leo Canhoto e Robertinho. Músicas originais serão criadas pelos artistas da Trupe, e a instrumentalização ocorrerá ao vivo, a partir das mais variadas habilidades musicais dos artistas. Os figurinos, assinados por Mariana Acioli, em uma aparente neutralidade, irão possibilitar a versatilidade dos jogos épico-dramáticos para que atrizes e atores transitem com naturalidade pelos diversos personagens que contarão essa história.
Informações Técnicas
Ciclo de Debates “Doenças no Imaginário”
Mediação: Marc Strasser (artista da trupe e profissional de saúde);
• 09/02, das 10h00 às 12h00: Simbologia nas Enfermidades, com Maira Sera (artista e arte-terapeuta)
• 17/02 das 10h00 às 12h00: Interfaces da AIDS na Atualidade, com Coletivo Loka de Efavirenz
• 24/02 das 10h00 às 12h00: Saúde Mental no Envelhecimento, com Flávia Pennachin (psicóloga e educadora)
• 09/03 às 10h00 às 12h00: Comicidade na Dor, com Andrea Macera (Teatro da Mafalda)
ESPETÁCULO “DO ENSAIO PARA O BAILE”
Dias 30/03 e 13/04, sábados, às 19h00
Entrada: Pague quanto puder
IMERSÃO “PERSONAGENS EPIDÊMICOS”
De 13 a 16 de Julho (sábado a terça-feira)
Inscrições de 09/02 a 09/04 através do e-mail sí[email protected].
Divulgação dos selecionados: 09/05
Inscrição e hospedagem gratuitas.
TEMPORADA DO ESPETÁCULO “INCANDESCENTE”.
De junho a setembro de 2019
Sábados e domingos às 19h com possibilidade de agendamento de grupos
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
SÍTIO CULTURAL ALSÁCIA
Rua José Lopes Ventura, 322, Vila Suissa, Ribeirão Pires, SP.
Contato: (11) 4828-3813 / (11) 94794-4669
Para maiores informações, acesse www.torneadoemrede.com, ou entre em contato através do e-mail [email protected]