Pensionista recebe em casa os GCMs de Diadema que salvaram sua vida
Salvamento ocorreu quando Inês se engasgou com uma bala e desmaiou durante evento na Praça da Moça; a neta Karen acompanhou tudo e também externou gratidão à GCM
- Data: 10/04/2024 07:04
- Alterado: 10/04/2024 07:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Pensionista recebe em casa os GCMs de Diadema que salvaram sua vida
Crédito:André Baldini / SECOM
Graças aos investimentos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema está treinado e capacitado para agir em quaisquer situações. Isso tudo foi essencial para que o GCM J. Soares e o GCM Alessandro agissem com prontidão e eficiência para desengasgar a pensionista Inês Valentim Macedo de Lucena, salvando sua vida e aliviando a tensão da neta, Karen de Lucena. A munícipe estava em uma cerimônia religiosa na Praça da Moça, quando engasgou com uma bala e desfaleceu.
Segundo os Guardas, pessoas que estavam na praça avisaram que uma senhora passou mal e desmaiou. “Como sempre agimos em equipe, assim que chegamos perto da vítima, um já chamou o SAMU enquanto o outro a examinava, conversando e acalmando a neta dela, afim de compreender o que havia acontecido”, contou o GCM Alessandro. “Tudo foi muito rápido e na sequência iniciamos o procedimento chamado de Manobra de Heimlich e conseguimos o êxito de desengasgar a Dona Inês, felizmente”, relembrou o GCM J. Soares.
Neste ínterim, o SAMU chegou e já encontrou Inês retomando os sentidos. De acordo com a neta Karen, a ambulância levou sua avó para o Pronto Socorro Central, junto ao Quarteirão da Saúde, onde ela fez exames, avaliação e foi liberada depois de algumas horas.
Agradecidas, vó e neta elogiaram os GCMs
Marcado pelo sentimento de gratidão, o encontro de Inês com o GCM J. Soares e GCM Alessandro ocorreu na semana passada na casa dela, no Parque Reid. Ela mora em Diadema há 50 anos. “Estou muito feliz pela oportunidade de receber vocês na minha casa. Queria muito conhecer os guardas que me salvaram, agradecer pessoalmente e tirar uma foto pra guardar de lembrança. Vocês foram meus anjos protetores, muito obrigado”, disse emocionada.
Por telefone, a neta Karen confirmou como tudo aconteceu e o desfecho bem-sucedido do caso. “Felizmente, deu tudo certo e minha avó está super bem novamente. Gostaria de agradecer de coração aos dois guardas que nos atenderam com muita eficiência e generosidade”, relatou. “Também fiquei surpresa e feliz porque depois da emergência, carinhosamente, os guardas me ligaram para saber o estado de saúde da minha avó, por isso, só temos a agradecer por tudo”, disse Karen.
Os dois GCMs disseram que adoraram reencontrá-la feliz e saudável. “É muito gratificante poder salvar vidas”, explicaram. Os guardas municipais fizeram questão de ressaltar que para o sucesso do atendimento são importantes o curso ministrado pelo SAMU Diadema e o protocolo de atuação de sempre trabalhar em equipe.
A ocorrência foi inédita para o GCM Alessandro, que tem dez anos na Guarda Civil de Diadema, e para seu parceiro, GCM J. Soares, concursado há quatro anos. Ambos contaram que essa foi a primeira vez que prestaram um atendimento dessa natureza.
Prefeitura investe na GCM para defender e salvar vidas
Em virtude de casos como o da Dona Inês, o Comando da GCM de Diadema ressalta a importância da parceria que mantém com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de profissionais do SAMU, que ministram cursos de primeiros socorros para os Guardas Civis anualmente. Além disso, a Prefeitura investe na formação contínua de todo o efetivo.
“Nossa Guarda tem um eficiente Gabinete de Ensino que organiza e promove muitos cursos para os integrantes, tornando-os aptos, qualificados e devidamente orientados para atender as emergenciais do dia a dia, salvaguardando nosso maior patrimônio que é a vida. Portanto, a população pode contar e confiar sempre na Guarda Civil Municipal, 24 horas por dia”, destacou o Comandante da GCM, Edivaldo Mendes.