Pelas Barbas do Profeta celebra o Meio Ambiente

Nesse artigo o autor viaja, enviando uma mensagem do futuro ao Mr. Eugene Cernan, ex-astronauta americano, o último homem a pisar na Lua, em 1972, comemorando Dia Mundial do Meio Ambiente

  • Data: 29/11/2016 20:11
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Paulo Porto é roqueiro do ABC. Músico, Compositor, Pesquisador Cultural e Advogado
Pelas Barbas do Profeta celebra o Meio Ambiente

Eugene Andrew Cernan

Você está em:


UMA MENSAGEM DO FUTURO
Em 15 de dezembro de 1972, o astronauta Eugene Cernan, ao dar seus últimos passos na superfície da Lua às 19:53 do dia anterior, declarou que os EUA houvera forjado o destino do homem de amanhã e que, ao afastar-se da Lua, afirmou ainda que voltara como viera:
– Graças a Deus, regressamos com paz e esperança para toda a humanidade.

Ainda no espaço, enquanto a Challenger (o módulo de Cernan) acoplava-se à América (sua nave mãe) para seu regresso, aqui na Terra os Estados Unidos ainda queimavam vegetações, arquiteturas, homens e culturas na guerra do Vietnã. Triste, mas igualmente irônico, não?

Bem, mas naquele mesmo ano, na Suécia, a Assembleia Geral das Nações Unidas, naquela que viria a ser conhecida como a Conferência de Estocolmo, criou o Dia Mundial do Meio Ambiente, havendo então declarado:

– Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.

Relevante, pois estamos a uma década e meia do famoso termo “desenvolvimento sustentável” (da Comissão Brundtland – no Relatório “Nosso Futuro Comum”), conceito hoje corrente e recorrente de qualquer discurso público. Providencial também, pois, há muito se sabe que o homem tira do homem mais do que ele pode dar e tira da terra mais do que ela pode dar. Agindo como a um vírus, o impacto do homem no meio ambiente é ainda (visto que sempre foi) maior do que a capacidade desse próprio meio ambiente se regenerar. Em outras palavras, o homem explora e esgota todos os recursos necessários para a continuidade de sua própria vida.

E nessa influente toada, bacana o moderno artigo 225 da nossa Constituição Federal de 1988:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações.”

O ponto mais interessante desse texto legal, sem dúvida, é que ele se impõe não só ao Poder Público, mas também à coletividade, ou seja, nós, o povo democrático que entrega e confia – via voto – seu poder àqueles que o governam. Nesse excepcional artigo de lei, não transferimos tal dever de cuidar e defender o nosso meio ambiente ao governo, mas dividimos com ele, cabendo a ambos essa responsabilidade. Por isso que sempre disse que a mudança que eu quero fora começa dentro de mim.

Ah, sim: e o Dia Mundial do Meio Ambiente tem data para se comemorar: Hoje! 05 de Junho.

Caro leitor, viajei – levando você comigo – até o ano de 1972 para tentar fazer valer àquela discreta e quase esquecida declaração de Cernan: a de que a ida dele à Lua forjara o homem de amanhã. Certamente, hoje posso ver que ele fala de nós… E, certamente, Cernan, ao referir-se aos EUA como o ente forjador do destino do homem de amanhã, talvez tivesse querido dizer o homem da Terra e vou aceitar isso, posto que os americanos estivessem ainda deveras ocupados aniquilando mais um pedaço do mundo…

Mas, amigo leitor, continue viajando comigo e fiquemos mais um pouco pelo ano de 1972. Porque lá, somos apenas o futuro, a semente que Cernan desejou plantar na Lua. E sendo eu esse homem do amanhã, gostaria de deixar a ele e aos EUA um recado do futuro:

Mr. Eugene Cernan
Hoje é o dia do mundial do meio ambiente.
Que você possa olhar para todas as árvores por que passar e sentir que seus galhos, folhas, frutos e flores são seus enfeites naturais…
Que em seus pensamentos você possa caminhar sobre nuvens de neve e faça muitas bolas brancas da paz para brincar com os outros…
Que neste dia você possa ouvir o dobrar dos sinos e sentir que eles enunciam a nossa vez de renascer…
Que você possa olhar ao seu redor e com a sua impressionante capacidade imaginativa consiga retirar todas as grades, muros, casas, prédios, ruas, carros, enfim, tudo que o homem fez, para que você possa enxergar tudo o que Deus fez!
Só para poder contemplar o milagre que é a vida…

Que você irradie essa energia para todos que estão ao seu lado
Que nessa data possamos comemorar e brindar com o elixir da vida – que é a água
E que você se banhe com ela!
Que seja um dia de festa!
Comemore!
Celebre!

E faça deste dia uma prova de que todos os dias podem ser mais felizes
Para você e para os outros…

Esses são os nossos mais sinceros votos…
 (Dos homens cujo destino de paz e esperança o senhor desejou ser forjado)

Feliz dia do Meio Ambiente!

Compartilhar:
1
Crédito:NULL Eugene Andrew Cernan
1
Crédito:NULL Eugene Andrew Cernan

  • Data: 29/11/2016 08:11
  • Alterado:22/08/2023 21:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Paulo Porto é roqueiro do ABC. Músico, Compositor, Pesquisador Cultural e Advogado









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados