Patrulha Maria da Penha de Diadema comemora 2 anos de atividade
No período, grupo destacado da GCM atendeu 147 ocorrências
- Data: 08/03/2023 17:03
- Alterado: 08/03/2023 17:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
A Patrulha Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema completa dois anos de atuação nesta quinta-feira (9) consolidada como importante instrumento de proteção às mulheres vítimas de violência no município. Nesses dois anos de atuação, a patrulha atendeu 147 ocorrências, sendo 17 em flagrante.
Ao todo, 95 mulheres foram atendidas pela Patrulha Maria da Penha desde seu início, em 9 de março de 2021. A maioria (31) está concentrada na faixa etária de 17 a 30 anos e não possui filhos (49). O relatório aponta também que a maioria das vítimas têm relacionamento com o abusador – 10 eram casadas, 24 estavam em união estável e 25 declararam estar em relacionamento amoroso com o agressor.
Outro número relevante de atuação da Patrulha está no volume de medidas protetivas encaminhadas ao Ministério Público. Nos dois ano de atuação, o MP foi acionado 462 pelo grupo.
“A Patrulha Maria da Penha de Diadema acompanha e protege as mulheres com medidas protetivas, acolhendo e orientando no que for preciso, em parceria com as demais secretarias do município. Viver sem violência é um direito das mulheres. Estamos juntos nessa luta”, destacou a inspetora Ana Rosa, que está à frente da Patrulha Maria da Penha da GCM de Diadema.
O programa tem crescido em importância e agregado olhares multissecretariais no governo do prefeito José de Filippi Júnior. Em janeiro deste ano, portaria da Secretaria de Segurança Cidadã confirmou a criação do Comitê Intersecretarial do Programa Maria da Penha, que tem como objetivo articular ampla rede de proteção das mulheres em situação de violência em torno do programa.
Também foi estipulado curso de capacitação e aperfeiçoamento da Patrulha Maria da Penha para todo efetivo da GCM e foram feitas palestras a respeito da violência doméstica em escolas da cidade. Em setembro, a equipe da Patrulha Maria da Penha de Diadema participará de curso de aperfeiçoamento e troca de experiências com a Prefeitura de Suzano, na Região Metropolitana.
“A Patrulha Maria da Penha é um instrumento importante na nossa política de prevenção e de combate à violência doméstica. A patrulha atua amplamente na causa do problema, atendendo as ocorrências e também no caráter de orientação dos homens sobre o respeito às mulheres”, comentou o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.
Para ilustrar a fala do secretário, em outubro, Diadema instituiu Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM) do Projeto DIAMAR – Diálogos Masculinos Restaurativos. O GRHOM tem a finalidade de oferecer um espaço seguro, restaurativo, educativo, reflexivo, responsabilizante e reparador, pró-feminista, pró-igualdade, libertário e antirracista.
EVENTO
Para celebrar os dois anos da Patrulha Maria da Penha, a Prefeitura de Diadema vai realizar, nesta quinta-feira (9), um evento na Fundação Florestan Fernandes (Rua Manoel da Nóbrega, 1.149, Centro). Serão realizadas palestras e falas sobre a importância do projeto e também sobre a necessidade de avanços de política de proteção às mulheres.