Para obras da ponte de Santa Teresinha, avenida será parcialmente interditada
Bloqueio na Avenida dos Estados será no próximo final de semana (6 e 7/4) e começará na rotatória da avenida da Paz, no sentido de Mauá; intervenções estão sendo executadas pelo Semasa
- Data: 03/04/2019 17:04
- Alterado: 03/04/2019 17:04
- Autor: Viviane Raymundi
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação/Semasa
Um trecho da avenida dos Estados, em Santo André, ficará fechado no próximo final de semana (6 e 7/4), no sentido Mauá, para a execução do alteamento em 1,5 metro das pistas da via. A intervenção faz parte da construção da nova ponte sobre o rio Tamanduateí, em Santa Teresinha. A obra, que entra na sua reta final, é realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
O bloqueio será entre as rotatórias da avenida da Paz e de Santa Teresinha, na altura do Sesi, a partir das 7h, tanto no sábado (6) quanto no domingo (7), podendo se estender até as 18h. Nesta fase da intervenção, o Semasa vai elevar um trecho de 180 metros da avenida, o que é fundamental para que os veículos e pedestres tenham acesso à nova travessia do Tamanduateí.
Trânsito – O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) vai prestar apoio na interdição na avenida dos Estados, na pista sentido de Mauá, durante os dois dias das obras. Serão colocadas faixas e placas informativas com agentes de trânsito em pontos estratégicos dos desvios para garantir a fluidez do trânsito. Ajustes nos tempos semafóricos também serão aplicados.
O DET montará desvios durante as intervenções. O motorista que vem do bairro Santa Teresinha deverá acessar a rua Varsóvia, avenida da Paz, viaduto Juvenal Fontanella, avenida Industrial, viaduto Castelo Branco e o acesso para a avenida dos Estados no sentido Centro. Para quem vem de São Paulo e São Caetano do Sul, deverá desviar pelo viaduto Juvenal Fontanella, avenida Industrial, viaduto Castelo Branco e acessar novamente a avenida dos Estados.
Vazão – A nova ponte da avenida dos Estados está sendo construída na mesma região onde existia uma antiga estrutura, que precisou ser demolida em 2017 após forte chuva que atingiu Santo André. A passagem em obras fica na direção da rua Bartolomeu de Gusmão e seus acessos cruzarão a praça Samuel de Castro Neves. A ponte terá 26 metros de extensão e três faixas de rolamento, com 3,50 metros de largura cada, além de passagem de pedestre.
A necessidade da elevação da pista da avenida também ocorre porque a nova ponte será mais alta que a anterior, se adequando à atual vazão do rio e ao sistema de drenagem da região, que está sendo refeito.
As obras da nova ponte começaram em setembro de 2018 e a previsão é entregá-la até o final de abril.