Palestra sobre psicanálise e política na Casa da Palavra em Santo André
A Área de Políticas Públicas para Mulheres, com a participação da psicóloga Karla Rampim Xavier, organiza segundo encontro sobre o tema, nesta sexta-feira (27)
- Data: 26/09/2013 11:09
- Alterado: 26/09/2013 11:09
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Gael Rampazzo
Crédito:
Psicanálise e política, dois assuntos que se completam. Para explicar a relação entre os dois temas, a Área de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Santo André organiza a palestra Sintoma Social: psicanálise, política e discurso histérico, que será ministrada nesta sexta-feira (27), pela mestre em psicologia social Karla Rampim Xavier. O encontro é gratuito e aberto ao público, às 19h30, na Casa da Palavra.
O objetivo é dar continuidade à reflexão sobre o papel da psicanálise e da política, segundo personalidades como Jacques Lacan, Sigmund Freud e Karl Marx. Desta vez, o tema que inclui o discurso histérico remete, segundo Karla, “a imagem de uma mulher dando um piti”. “Na palestra, vamos abordar este assunto mostrando que o conceito da palavra extrapola este sentido; ela é um laço social e significa o confronto com a lógica, a não aceitação de uma situação a qual ela se apresenta”, resume a especialista.
Para exemplificar, a psicóloga cita os movimentos recentes de protesto ocorridos nas ruas de várias partes do País, que, mesmo sem definir reivindicações, marcaram a discordância da população com fatos cotidianos. “Eles ainda trazem um estatuto de sintoma social e, com a sua investigação, encontra-se fundamentos os quais Freud defendia, como a constituição do sujeito e a teoria de inconsciente.”
Karla é mestre em psicologia social pelo Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e graduada em psicologia e psicanalista em formação na Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano São Paulo. Ela também realiza pesquisas nos seguintes temas: clínica psicanalítica de orientação lacaniana, Marx, sociedade, sintoma e mal-estar. Tem ainda experiência na área de políticas públicas.
A iniciativa é feita em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo do município. A Área de Políticas para Mulheres está vinculada à Secretaria de Gabinete da Administração andreense.
SERVIÇO
Palestra Sintoma Social: psicanálise, política e discurso histérico
Data: sexta-feira (27)
Horário: às 19h30
Local: Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Informações: 4433-0163