Palestra sobre aquários de visitação pública na Sabina
Biólogo marinho Marcelo Shei falará sobre planejamento e manutenção de espaços como o tanque oceânico da Escola Parque do Conhecimento, com 120 mil litros de água salgada
- Data: 12/08/2013 16:08
- Alterado: 12/08/2013 16:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, recebe nesta quarta-feira (14) o biólogo marinho Marcelo Shei para uma palestra sobre o planejamento de infraestrutura e modos de controle de qualidade de água utilizadas em instalações de aquários de visitação pública, centros de pesquisa e unidades de aquicultura – na produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.
As experiências acadêmicas de Marcelo Shei, além da graduação em Ciências Biológicas, incluem estágios no Instituto de Pesca de São Paulo, Virginia Tech (EUA) e Universidade Nacional Autónoma de México. Recebeu o título de doutor em Aquicultura pena Universidade Federal do Rio Grande. Durante a sua formação, desenvolveu estudos com manejo, reprodução e larvicultura de peixes marinhos, sistemas de recirculação, produção de alimentos-vivos e espécies ornamentais.
TANQUE OCEÂNICO – Uma das principais atrações da Sabina é o Tanque Oceânico. Com 120 mil litros de água do mar, trazido em caminhos pipas várias vezes por mês, o espaço abriga animais como raia-ticonha, moréia-verde, baiacu-de-espinho, bagre, garoupa-verdadeira, robalo e rêmora, além de uma fêmea de tubarão lixa com cerca de dois metros de comprimento.
Além disso, o espaço encanta os visitantes com as réplicas dos dinossauros, principalmente a única da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de comprimento, e um Ceratosaurus animatrônico (robô) que se movimenta e emite sons. Também são muito queridos pelo público os Pinguins de Magalhães e até as serpentes do serpentário.
Outra atração muito procurada na Sabina é a nave simuladora, que dá aos visitantes a sensação de estar sobrevoando Santo André até o litoral paulista, terminando o “passeio” com mergulho também simulado no fundo do mar para conhecer os habitantes da área marinha preservada, conhecida como Laje de Santos.
Ainda no patamar das experiências improváveis, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos, por meio de plataforma móvel bem segura. Além disso, a Sabina possui mais de 100 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso Gerador de Van Der Graaf, que deixa os cabelos em pé.
Serviço
Palestra Dr. Marcelo Shei – Preamar Aquicultura e Sistemas Aquáticos.
Data: quarta-feira, (14), 15h
Local: Auditório da Sabina, situado à Rua Junquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da Rua Juquiá)
Público alvo: Todos os interessados
Inscrições: Até o total preenchimento das vagas, através do endereço eletrônico: [email protected]
Gratuito