Ouvidoria de Santo André apresenta resultados do primeiro trimestre de 2019

Humanização e orientação ao munícipe ganham destaque no balanço

  • Data: 21/05/2019 09:05
  • Alterado: 21/05/2019 09:05
  • Autor: Caroline Terzi
  • Fonte: PMSA
Ouvidoria de Santo André apresenta resultados do primeiro trimestre de 2019

Crédito:Alex Cavanha/PSA

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A Ouvidoria de Santo André, atuando de maneira eficiente e ágil com a administração municipal, divulgou o balanço do primeiro trimestre deste ano. De acordo com o levantamento, foram registrados 3.382 atendimentos, um crescimento de 38% na comparação com o mesmo período em 2018.

Esses atendimentos resultaram em 623 processos abertos, 10% a menos sem relação ao mesmo período do ano passado, o que representa atualmente 18% dos atendimentos realizados. Os demais 2.759 casos, que refletem os outros 82%, foram resolvidos com orientações ao cidadão, uma prática adotada na Ouvidoria.

“Em nossos acompanhamentos percebemos que muitas das reclamações que recebemos acontecem por pouca informação em como proceder com a demanda”, destaca a ouvidora Oswana Fameli.

Ainda de acordo com a Ouvidora, a prática levou o Órgão a orientar um volume maior de pessoas: 12% se comparado ao ano anterior, apoiando assim o cidadão no encaminhamento de sua demanda. “Essa prática trouxe à Ouvidoria um modelo mais humanizado no atendimento, além de ampliar o grau de conhecimento do cidadão em como se relacionar com a administração pública”, completa Oswana.

Outro destaque no balanço foi o volume de casos encerrados, que somam 955 nesse primeiro trimestre, 39% maior do que 2018, enquanto os casos resolvidos somam 123, 29% a mais também se comparado ao mesmo período.

Ouvidoria – Trata-se de um órgão independente, que tem autonomia para mediar a relação entre o poder público e sociedade em busca da solução de qualquer problema ou irregularidade na realização de obras e serviços. Disponibiliza diversos canais de atendimento ao cidadão, em sua sede e nas edições da Ouvidoria Itinerante, que realiza plantões com orientações, encaminhamentos e abertura de processos. Os munícipes podem registrar reclamações, desde que o serviço já tenha sido previamente solicitado. Há plantões periódicos nos Postos SIM da Prefeitura, Paranapiacaba e Parque Andreense, além de visitas em Ações Sociais por toda a região.

Criada pela Lei nº 7.877 de 30 de agosto de 1999, a Ouvidoria tem como principal objetivo contribuir para a excelência dos serviços prestados pela administração municipal em seus múltiplos setores, além de defender, gratuitamente, os direitos dos moradores nos casos em que problemas relacionados a obras e serviços prestados pela Prefeitura não tenham sido atendidos. A sede da Ouvidoria fica na Rua Dona Elisa Fláquer, 37, no Centro de Santo André.

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Crédito:Alex Cavanha/PSA
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  • Data: 21/05/2019 09:05
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