OSESP apresenta programa com maestro Josep Pons e violinista Leticia Moreno
Sinfonia Espanhola, de Édouard Lalo, e a Suíte Carmen de Rodion Shtchedrin, sobre a obra de Georges Bizet, estão no repertório de 12 a 14 de agosto
- Data: 10/08/2021 14:08
- Alterado: 10/08/2021 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Crédito:Osesp
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, corpo estável da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, faz três concertos de alma ibérica na Sala São Paulo, entre quinta-feira (12) e sábado (14), com o maestro catalão Josep Pons no pódio e a violinista Leticia Moreno, espanhola de ascendência peruana, como solista convidada nas apresentações.
A Sinfonia Espanhola, do compositor francês de ascendência espanhola Édouard Lalo, e excertos da Suíte Carmen (sobre a célebre ópera de Georges Bizet), do russo Rodion Shtchedrin, integram o repertório das performances de quinta a sábado. Já no domingo (15), às 11h, a Osesp e Pons apresentam gratuitamente na Sala São Paulo a integral da Suíte de Shtchedrin, como parte da série Concertos Matinais.
Composta por Lalo em 1875, a Sinfonia Espanhola foi dedicada ao violinista Pablo Sarasate, responsável por sua estreia em Paris, em fevereiro de 1875. A obra é a mais conhecida entre todas as peças compostas por Lalo, e é repleta de referências à música espanhola entre os compositores franceses da época -final do século XIX e princípio do século XX. Entre elas a ópera Carmem, de Bizet; o Le Pas Espagnol, de Fauré; a Soirée dans Grenade, de Debussy; e a L’Heure Espagnole, de Ravel.
Já o balé em um ato Suíte Carmen, coreografado por Alberto Alonso, ballet master do Balé Nacional de Cuba, foi apresentado pela primeira vez pelo Balé Bolshoi, no Teatro Bolshoi, em Moscou em 1967, com Maya Plisetskaya no papel principal. Foi apresentado pela primeira vez nos Estados Unidos pelos mesmos intérpretes no Metropolitan Opera House, em Nova York, em 1974. Este foi o primeiro balé que Shtchedrin escreveu especialmente para sua esposa, Maya, então primeira bailarina do Bolshoi. A Suíte foi dividida em treze movimentos e conta com uma orquestração que combina, de forma única e singular, uma grande massa de cordas e uma vasta seleção de instrumentos de percussão, executados simultaneamente por cinco músicos.
A performance da sexta-feira (13), às 20h, faz parte do projeto Concerto Digital e será transmitida ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube Osesp.
PROGRAMA
TEMPORADA OSESP: JOSEP PONS E LETICIA MORENO
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
JOSEP PONS REGENTE
LETICIA MORENO VIOLINO
Édouard LALO | Sinfonia Espanhola, Op.21
Rodion SHTCHEDRIN | Suíte Carmen [sobre a obra de Georges Bizet]
SERVIÇO
12 de agosto, quinta-feira, às 20h
13 de agosto, sexta-feira, às 20h – transmissão digital
14 de agosto, sábado, às 16h30
15 de agosto, domingo, às 11h
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 638 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos:
Entre R$ 50,00 e R$ 100,00 (12 a 14 de agosto)
Gratuito (15 de agosto)
Bilheteria (INTI): https://osesp.byinti.com/