Os cinco carros compactos mais econômicos do Brasil
Conheça quais são os automóveis feitos no País que são mais amigáveis na hora de abastecer
- Data: 22/08/2017 22:08
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Pedro Costa — ABCdoABC
Peugeot 208 1.2
Crédito:Divulgação/Peugeot
Em tempos de crise, nada melhor do que saber qual automóvel pode rodar mais com um litro de combustível. E se você está pensando em trocar o seu carro beberrão por outro mais econômico, vale a pena dar uma olhada na lista abaixo. A classificação foi feita com base no consume energético total, medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Os números são do PBE Veicular, do Inmetro.
Peugeot 208 1.2 (1,39 MJ/km)
O compacto da marca francesa é oferecido desde o ano passado com o motor 1.2 de três cilindros e 84/90 cv (gasolina/etanol). O moderno propulsor, mesmo usado no 208 europeu e que substituiu o veterano 1.5 de quatro cilindros (derivado do 1.4 do 206), garantiu o baixo consumo do modelo, que registra marcas de 14,8 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada), com gasolina.
Renault Kwid (1,39 MJ/km)
O fato de pesar menos de 800 kg certamente contribui para o bom resultado do novo hatch compacto da Renault. O motor 1.0 de três cilindros, que desenvolve 66/70 cv, é uma versão simplificada do usado no Logan e Sandero. Mesmo assim, garante médias de até 14,9 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada), com gasolina.
Volkswagen Up! TSI (1,40 MJ/km)
Além de garantir o bom desempenho (0-100 km/h em menos de 10 segundos), o turbo utilizado no motor 1.0 de três cilindros do Up! contribui para reduzir o consumo de combustível do compacto. O Up! TSI registra média de consumo de até 14,3 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada), com gasolina.
Citroën C3 1.2 (1,42 MJ/km)
O compacto da marca francesa é oferecido desde o ano passado com o mesmo motor 1.2 de três cilindros e 84/90 cv (gasolina/etanol) usado no Peugeot 208. Mas o consumo de combustível é um pouco pior no Citroën: 14,3 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada)
Fiat Mobi Drive GSR (1,43 MJ/km)
A combinação da nova transmissão automatizada GSR com o também novo motor 1.0 Firefly de 72/77 cv contribuíram para que o “micro compacto” da Fiat obtivesse resultados de consumo bem superiores ao do Mobi equipado com o velho motor 1.0 Fire. A média é de 14 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada).