Operação Comércio Responsável interdita estabelecimentos em Santo André por aglomerações
Lockdown noturno começa a valer na cidade neste sábado, das 21h às 4h
- Data: 27/02/2021 18:02
- Alterado: 27/02/2021 18:02
- Autor: Daniele Vieira
- Fonte: Secom-PSA
Crédito:
A Operação Comércio Responsável, realizada pela Prefeitura de Santo André, interditou dois bares neste sábado (27) por descumprirem protocolos de prevenção contra a Covid-19, recebendo público maior do que o permitido e gerando aglomeração. Os bares fechados estão localizados na Vila Alzira e no Jardim Las Vegas.
Desde a noite desta sexta-feira (26) a operação vistoriou 30 bairros da cidade, como Camilópolis, Campestre, Centreville, Centro, Cidade São Jorge, Homero Thon, Jardim, Jardim Alvorada, Jardim Bom Pastor, Jardim do Estádio, Jardim Irene, Jardim Las Vegas, Jardim Santo André, Parque João Ramalho, Vila Gilda, Vila Assunção e Vila Bastos.
“O combate às aglomerações e festas clandestinas é fundamental neste momento crescente de casos de Covid-19. Vamos intensificar a fiscalização para garantir o respeito ao lockdown noturno e alcançarmos o impacto necessário de desaceleração no ritmo de contágio, como forma de evitar, inclusive, o colapso no sistema de Saúde”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Além das duas interdições, foram aplicadas duas multas, assinados três termos de compromisso e feita orientação a 41 estabelecimentos desde sexta-feira. A operação terá continuidade neste fim de semana, quando começa a valer o lockdown noturno na cidade.
“Equipes da Prefeitura estão nas ruas conscientizando as pessoas a não formarem aglomerações e respeitarem as observações das autoridades sanitárias. Em casos de reiterado desrespeito e afronta às orientações legais, alguns estabelecimentos foram lacrados, providência extrema, mas necessária”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.
Lockdown noturno
Para coibir as aglomerações, Santo André contará a partir deste sábado com o lockdown noturno, com a suspensão das atividades comerciais das 21h às 4h. A restrição vale até 7 de março, quando a situação da pandemia passará por nova avaliação. Estão autorizados a funcionar estabelecimentos hospitalares, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias e atividades industriais. A circulação de pessoas e veículos ficará restrita das 22h às 4h.