Oficinas e atividades lúdicas estimulam a sustentabilidade em Santo André

Ações realizadas pela Braskem e o Instituto Akatu reforçam a importância da prática do consumo consciente e da economia circular junto à população local

  • Data: 08/12/2022 14:12
  • Alterado: 08/12/2022 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Akatu
Oficinas e atividades lúdicas estimulam a sustentabilidade em Santo André

Crédito:Divulgação

Você está em:

O evento Diálogos Braskem de Sustentabilidade aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro, em uma iniciativa que promoveu debates sobre gestão adequada de resíduos e economia circular com moradores de Santo André, na Grande São Paulo. A iniciativa promovida pelo Instituto Akatu, ONG focada na mobilização da sociedade para o consumo consciente, reuniu cerca de 60 participantes do bairro Parque Capuava que fazem parte do Programa Qualidade de Vida, programa do Sesi Santo André e que conta com a parceria da Braskem.

“Para Braskem ações como essas estão alinhadas com o nosso DNA. Queremos cada vez mais que a sociedade tenha acesso a todas as informações sobre o descarte correto e de como é possível reciclar. Nosso objetivo é fomentar ainda mais esse tema não somente com debates, mas com ações práticas junto a nossa comunidade, comenta Thais Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Além do evento Diálogos de Sustentabilidade, Braskem e Akatu promoveram diversas ações com foco em temáticas sustentáveis na região de Santo André durante os meses de outubro e novembro. Cerca de 50 crianças e jovens dos grupos de escoteiros Polaris e Jaçatuba participaram de oficinas que debateram, entre outros, a importância da prática dos 5 Rs da Sustentabilidade — repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

“Conversar com a população e explicar como podemos praticar o consumo consciente e a sustentabilidade no nosso dia a dia é uma das ferramentas mais poderosas para transformarmos a sociedade”, exalta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu. “Foi uma ótima experiência poder ouvir os moradores de Santo André, tirar dúvidas e orientar a todos para práticas simples, mas transformadoras, como a separação de resíduos, a coleta seletiva e ações que impulsionam a economia circular.”

Os jovens escoteiros também participaram de uma campanha digital focada no estímulo à separação dos resíduos e à destinação adequada de materiais para a reciclagem, utilizando redes sociais como Instagram e Facebook para mobilizar outras pessoas para práticas mais sustentáveis. Essas iniciativas complementam as atividades realizadas pelo Programa Edukatu, plataforma online de aprendizagem sobre consumo consciente ativa desde 2013, que estimula atividades escolares sobre temáticas socioambientais e que já impactou mais de 300 mil pessoas em quase uma década.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados