O que fazer quando a sua renda diminui?

Diante de um cenário econômico incerto e os índices de desemprego ainda altos no país, muitos brasileiros estão vendo a própria renda diminuir e acabam não sabendo como agir

  • Data: 26/08/2019 11:08
  • Alterado: 26/08/2019 11:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos
O que fazer quando a sua renda diminui?

Crédito:

Você está em:

Geralmente quando se perde o emprego e ganha-se alguma verba rescisória ou então o direito de sacar o FGTS, as pessoas costumam deixar o planejamento financeiro para depois, vivendo um período de “férias financeiras”. Mas esse é um movimento totalmente arriscado, já que a retomada dos ganhos pode não acontecer de forma tão simples.

Digo isso porque o mercado de trabalho mudou completamente ao longo dos últimos anos. Com o avanço das tecnologias, processos foram automatizados e mesmo os prestadores de serviço encontram dificuldades para manter a renda com a concorrência cada vez mais acirrada. Mas então o que fazer?

Costumo orientar que o planejamento é o melhor caminho, portanto se você ainda está empregado, porque não começar a estruturar a sua reserva financeira, afinal é sempre melhor prevenir do que remediar, como diz o dito popular.

Com essa reserva estratégica, você terá mais fôlego e tempo para tomar alguma decisão no caso de uma possível queda em sua renda. Digo que é estratégica e não emergencial, pois quando pensamos em emergências, elas surgem inesperadamente, não é mesmo?

O que fazer?
Diante de uma situação como essa, de perda considerável de renda, é preciso encarar o problema de frente e mudar os hábitos, mesmo que temporariamente, isso significa também possivelmente se adequar a um padrão de vida mais baixo. O mais importante é não deixar essa situação se tornar um fardo maior do que é. Muitas vezes podemos descobrir novos desejos e prazeres que o dinheiro nunca poderá comprar.

Preste muita atenção aos seus gastos, principalmente aos custos fixos, como energia, telefone, água, internet, enfim, é hora de diminuir o consumo para poder arcar com as contas e não ter esses serviços essenciais cortados, tirando até a possibilidade de buscar uma recolocação.

Falando em recolocação no mercado, sem dúvida, a melhor saída é se qualificar o máximo que puder. Portanto, caso esteja empregado e tenha condições, aproveite para investir em cursos e capacitações na sua área. Não é difícil encontrar cursos de EAD com preços totalmente acessíveis, que oferecem certificados para deixar o currículo mais robusto, e então caso precise se recolocar posteriormente, esse caminho será muito menos penoso.

Por fim, tenha em mente que caso a sua situação seja de grande calamidade financeira, sempre há uma saída. Às vezes, o fundo do poço pode servir como um recomeço para mudar completamente a sua história financeira. Acredite que sairá dessa e mais ainda, que a educação financeira vai te ajudar a criar reservas financeiras estratégicas para momentos como esse.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 26/08/2019 11:08
  • Alterado:26/08/2019 11:08
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados