O que é o eSocial e como ele transforma as obrigações fiscais?
Entenda as funções, avanços e impactos do eSocial na modernização do sistema tributário e no combate à sonegação fiscal no Brasil
- Data: 23/01/2025 14:01
- Alterado: 23/01/2025 14:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Receita Federal
Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil
O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a facilitar e centralizar a entrega de informações relacionadas aos trabalhadores pelos empregadores. Este sistema foi estabelecido por meio de um decreto em 2014, durante a administração da ex-presidente Dilma Rousseff, com a finalidade de uniformizar os processos de transmissão, validação, armazenamento e distribuição dos dados trabalhistas.
Como o eSocial evoluiu ao longo do tempo
Desde seu início em 2015, inicialmente com um único módulo, o eSocial evoluiu para uma plataforma abrangente a partir de 2018. Em 2021, uma versão simplificada foi lançada, visando atender às necessidades de diferentes perfis de usuários. Atualmente, o sistema coleta pelo menos 15 tipos distintos de informações que incluem vínculos empregatícios, folha de pagamento, contribuições à Previdência Social, avisos prévios, notificações sobre acidentes de trabalho e dados relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Mudanças previstas para o eSocial em 2025
Uma mudança significativa está prevista para este ano: a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) será descontinuada conforme regulamentação da Receita Federal. As informações anteriormente enviadas através da Dirf agora deverão ser reportadas exclusivamente pelo eSocial.
A informatização dos dados não é o único objetivo do eSocial; o sistema também busca combater a sonegação fiscal e as práticas associadas à economia informal. Este termo refere-se às atividades produtivas que não são declaradas ao governo federal, permitindo desvios das obrigações trabalhistas, evasão tributária e descumprimento das contribuições sociais.
Dessa forma, a implementação das novas diretrizes no eSocial representa um passo importante para a modernização do sistema fiscal brasileiro e para o fortalecimento da conformidade tributária no país.