O Oscar vem aí!

Nossas apostas sobre quem leva a estatueta este ano. Talvez este seja o Oscar menos emocionante dos últimos tempos. São pouquíssimas as chances de surpresa na abertura dos envelopes.

  • Data: 21/02/2018 14:02
  • Alterado: 21/02/2018 14:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Lilian Trigo
O Oscar vem aí!

Crédito:

Você está em:

Dos atores e atrizes indicados nas duas primeiras premiações do ano, os esnobados na lista do Oscar nas categorias principais foram James Franco, Tom Hanks, Jessica Chastain, Jude Dench, Helen Mirren e Michelle Williams. James Franco, logo após receber o Golden Globe de melhor ator de comédia, se viu envolvido em denúncias de assédio. Já a interpretação de Tom Hanks do editor Bem Bradlee, em “The Post”, é apenas correta, quando comparada à de Jason Robards em “Todos os Homens do Presidente”. Há alguns anos, Jessica Chastain era considerada uma das atrizes mais promissoras da nova safra, mas uma sequência de filmes ruins fez com que ela perdesse espaço – e as chances de ganhar o prêmio. Em “A Grande Jogada”, ela interpreta a personagem principal em uma atuação tão sem carisma, que é impossível não imaginar o que outra atriz faria com o papel. Judi Dench ou Helen Mirren poderiam sem o menor problema ocupar a vaga de Meryl Streep, mas deram azar de participar de filmes independentes. Quanto a Michelle Williams, ainda não deu pra entender porque ela foi indicada no ano passado por “Manchester à Beira-Mar”, aparecendo só 15 minutos no filme.

Nas categorias dos coadjuvantes, os esquecidos foram Hong Chau de “Pequena Grande Vida”, Holly Hunter de “Doentes de Amor” e Steve Carell por “A Batalha dos Sexos”, além da inconcebível ausência de Armin Hammer, que em “Me Chame pelo Seu Nome” entrega uma performance tão delicada quanto poderosa. 

A SEGUIR OS NOSSOS FAVORITOS:

MELHOR ATOR

É uma pena que Hollywood tenha esnobado Gary Oldman pela maior parte da sua carreira. É mais triste ainda que, justo esse ano que ele vai ganhar, a concorrência esteja tão boa. Não dá pra desconsiderar as brilhantes interpretações dos novatos Timothée Chalamet e Daniel Kaluuya, em “Me Chame pelo seu Nome” e “Corra!”, respectivamente. A lista ainda conta com duas figurinhas carimbadas: Daniel Day-Lewis e Denzel Washington. “Trama Fantasma” é a última chance de ver Day-Lewis no cinema, porque o ator decidiu se aposentar. Já Denzel está em sua zona de conforto e garantiu a segunda indicação consecutiva. Só uma catástrofe – ou algum escândalo – tira o Oscar de Gary Oldman.

Timothée Chalamet – Me Chame pelo Seu Nome
Daniel Day-Lewis – Trama Fantasma
Daniel Kaluuya – Corra!
Gary Oldman – O Destino de uma Nação
Denzel Washington – Roman J Israel, Esq.

Ganhador do Golden Globe em drama: Gary Oldman
Ganhador do Golden Globe em comédia: James Franco
Ganhador do SAG: Gary Oldman
Ganhador do BAFTA: Gary Oldman
Quem leva: Gary Oldman
A zebra: Qualquer um que não seja Gary Oldman
Quem a gente quer que ganhe: Nós amamos Gary Oldman! 

MELHOR ATRIZ

A categoria de melhor atriz parece corrida de cavalo. Até novembro, Saoirse Ronan era a favorita por sua atuação em “Lady Bird”. Mas depois do Festival de Toronto, as atuações de Sally Hawkins e Frances McDormand ganharam força. Frances assumiu a ponta após as primeiras premiações do ano. Pode dar zebra? É bem difícil, apesar de Sally Hawkins ser uma atriz incrível e estar esplêndida em “A Forma da Água”.  Margot Robbie já tinha conquistado nossos corações como Harley Quinn, no péssimo “Esquadrão Suicida”, mas sua Tonya Harding é a prova de que ela é uma excelente atriz. E temos ainda Meryl Streep, embora sua interpretação de Katharine Graham esteja longe de ser uma das melhores de sua carreira.

Sally Hawkins – A Forma da Água
Frances McDormand – Três Anúncios para Um Crime
Margot Robbie – Eu, Tonya
Saoirse Ronan – Lady Bird: A Hora de Voar
Meryl Streep – The Post – A Guerra Secreta

Ganhadora do Golden Globe em drama: Frances McDormand
Ganhadora do Golden Globe em comédia: Saoirse Ronan
Ganhadora do SAG: Frances McDormand
Ganhadora do BAFTA: Frances McDormand
Quem leva: Frances McDormand
A zebra: Margot Robbie
Quem a gente quer que ganhe: Sally Hawkins (mas ninguém vai ficar triste se Frances ganhar).

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

As atuações das cinco indicadas são incríveis, mas Allison Janney, como a mãe da patinadora Tonya Harding, é coisa do outro mundo. Quem não se lembra dela como Barbara, a mulher do truculento vizinho em “Beleza Americana”? Ou como C.J. na série “West Wing? Só faltava um papel feito sob medida para que ela pudesse mostrar todo seu talento. Agora não falta mais.  Quem só conhecia Mary J. Blige como cantora e compositora, vai se comover com ela em “Mudbound: Lágimas sobre o Mississippi”. O fato de você não conhecer Lesley Manville e Laurie Metcalf, não significa que elas não tenham carreiras respeitadas. Lesley Manville é uma premiada atriz de teatro e presença constante nos filmes do diretor Mike Leigh. Ela foi casada por 3 anos com Gary Oldman, que também indicado ao Oscar este ano.  Já Laurie Metcalf é uma das fundadoras do respeitado grupo “Steppenwolf Theatre” de Chicago e ganhou três prêmios Emmy por sua participação na série “Roseanne”.  Octavia Spencer dispensa apresentações.  Esta é sua terceira indicação em 6 anos e ela já ganhou o Oscar nessa categoria, em 2012, pelo filme “Histórias Cruzadas”.

Mary J. Blige – Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi
Allison Janney – Eu, Tonya
Lesley Manville – Trama Fantasma
Laurie Metcalf – Lady Bird: A Hora de Voar
Octavia Spencer – A Forma da Água

Ganhadora do Golden Globe: Allison Janney
Ganhadora do SAG: Allison Janney
Ganhadora do BAFTA: Allison Janney
Quem leva: Allison Janney
A zebra: Mary J. Blige
Quem a gente quer que ganhe: Allison Janney!

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Antes de tudo, gostaria de dizer que – com todo respeito – não entendo a presença de Christopher Plummer nessa lista. Todo mundo sabe que ele foi chamado às pressas para refilmar as cenas de Kevin Spacey – envolvido em escândalo sexual – em duas semanas. Pior ainda é constatar que Armin Hammer nem está na lista, sendo que “Me Chame pelo seu Nome” não seria um filme tão bom sem ele. Dito isso, Sam Rockwell larga na frente dos outros, porque já arrematou o Golden Globe, o prêmio do Sindicato dos Atores e o Oscar do cinema britânico. Para Willem Dafoe, Woody Harrelson e Richard Jenkins só resta curtir a cerimônia em lugar privilegiado. 

Willem Dafoe – Projeto Flórida
Woody Harrelson – Três Anúncios para um Crime
Richard Jenkins – A Forma da Água
Christopher Plummer – Todo Dinheiro do Mundo
Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime

Ganhador do Golden Globe: Sam Rockwell
Ganhador do SAG: Sam Rockwell
Ganhador do BAFTA: Sam Rockwell
Quem leva: Sam Rockwell
A zebra: Christopher Plummer
Quem a gente quer que ganhe: quem não tem Armin Hammer (que infelizmente não está concorrendo), vai de Sam Rockwell.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 21/02/2018 02:02
  • Alterado:21/02/2018 14:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Lilian Trigo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados