Núcleo dos Ciganos passa por obras para minimizar impacto das chuvas
Intervenções deverão ser concluídas antes do início do período mais chuvoso do ano em área que frequentemente sofre com alagamentos
- Data: 01/08/2023 07:08
- Alterado: 01/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Núcleo dos Ciganos passa por obras para minimizar impacto das chuvas
Crédito:Eduardo Merlino/PSA
Os moradores do Núcleo dos Ciganos, em Santo André, localizado ao lado da Avenida dos Estados e do Rio Tamanduateí, poderão dormir tranquilos quando começar a próxima temporada de chuvas. O local, que frequentemente sofre com alagamentos, está passando por obras de drenagem que serão entregues nos próximos meses para solucionar o problema.
Nesta segunda-feira (31), o prefeito Paulo Serra percorreu as ruas e vielas da comunidade. Acompanhado pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho, juntamente com sua equipe, acompanhou a evolução das intervenções e aproveitou para conversar com a população, justificando que eventuais transtornos provocados pela obra têm um bom motivo: evitar novas enchentes e perdas.
“Esse núcleo é muito consolidado e o conceito da obra é o mesmo que estamos levando para outros núcleos da cidade, que é de infraestrutura. Fizemos intervenção na entrada da comunidade e agora uma obra grande que traz captação e coleta de esgoto e drenagem. Aqui é área que tem acúmulo de água, o que atrapalha a vida de moradores e comerciantes, então com essa obra, em parceria com a Sabesp, vamos minimizar muito o impacto das chuvas e oficializamos a coleta de esgoto. E após a parte de drenagem vem asfalto, iluminação, trazendo mais qualidade de vida aos moradores”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Estão sendo instalados 109 metros de galeria, 400 metros de tubulação para rede de esgoto e mais 400 metros para águas pluviais, promovendo, portanto, a separação das redes. O investimento municipal (sem contar os recursos da Sabesp) será superior a R$ 1 milhão. “No final de setembro pretendemos estar com essa obra pronta, por conta da estação de chuvas. Em outubro volta a chover mais forte, então quando vier a água vai estar pronto”, pontuou Vitor Mazzeti Filho.
Para quem vive há quase duas décadas no local, as intervenções são motivo para comemoração. “Espetacular o que está sendo feito, só tenho a agradecer pelo trabalho. Como moradora há 17 anos e liderança, fico feliz em poder ver e participar deste momento. É gratificante ver essa obra de canalização e de drenagem que está sendo feita lá dentro (da comunidade) para diminuir as enchentes, porque a gente sofre muito com esse problema aqui. Também vem sendo feita limpeza, pavimentação, então é nota mil. Gratidão”, exaltou a líder comunitária Juliana Barros da Silva.