Nomade Orquestra faz show de lançamento de novo álbum com show em Santo André

"Vox Populi" é o terceiro disco do grupo de jazz originário do ABC e o primeiro com participações vocais

  • Data: 29/06/2019 08:06
  • Alterado: 29/06/2019 08:06
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: Agência ISO/ABCdoABC
Nomade Orquestra faz show de lançamento de novo álbum com show em Santo André

Crédito:

Você está em:

Desde 2014 a Nomade Orquestra vem representando o jazz do ABC com seus elaborados arranjos instrumentais e solos de tirar o fôlego. Desta vez, a big band adiciona a sua mistura o ingrediente da voz. “Vox Populi, Vol. 1”, terceiro disco de estúdio da banda, teve seu show de lançamento feito na última sexta-feira (21) no Sesc Santo André.

Mesmo em um ritmo predominantemente instrumental, nomes como Nina Simone ou Chet Baker, e mais recentemente Gregory Porter ou Esperanza Spalding, mostram como esse instrumento intrínseco ao ser humano tem o seu lugar. Mais ainda quando, como dito pela banda, se passa por um momento em que a palavra é tão necessária. Do latim, a voz do povo, “Vox Populi” traz quatro vozes representantes da música brasileira atual. Edgar, Juçara Marçal (Metá Metá), Russo Passapusso (BaianaSystem) e Siba foram os convidados para o projeto, cada um cantando em duas faixas, e os quatro participaram do show de lançamento.

O rapper guarulhense Edgar foi o primeiro a subir ao palco. Projetado pela sua participação no último lançamento de Elza Soares com seus incisivos versos em “Exú nas Escolas”, Edgar recitou as palavras igualmente críticas de “Ocidentes Acontecem”, tema que já vinha sendo tocado pela banda de forma instrumental em outros shows. Russo Passapusso veio logo em sequência com “Agente Russo”. O vocalista da BaianaSystem une o rock, o reggae e o hip hop em seu trabalho autoral, famoso por agitar o público em shows e até em seu bloco de carnaval, o Navio Pirata. Com a Nomade não foi diferente, deixando claro ao público que seria uma noite animada.

Juçara Marçal foi a terceira a se juntar aos nômades na faixa “Eró Iroko”, assim como em seu trabalho com Kiko Dinucci e o Metá Metá, com referências ao candomblé e a ritmos africanos na percussão. Por fim, o pernambucano Siba trouxe seu violino para iniciar “Temporada de Caça”. O ex-membro da banda Mestre Ambrósio do manguebeat recifense canta nesta faixa sobre os altos e baixos da competição desenfreada dos dias de hoje acompanhado por uma rica variedade de instrumentos de sopro e percussivos.

Após o bloco das faixas iniciais de “Vox Populi”, foi momento dos convidados deixarem o palco apenas para seus anfitriões da Nomade Orquestra. Sob o belo cenário de espelhos, remetendo a capa do novo álbum, os músicos se lançaram às explorações instrumentais em temas como nos mais de dez minutos de “Venus” e na famosa “Sonhos de Tóquio”. O saxofonista Beto Malfatti e o baixista Ruy Rascassi aproveitaram também para celebrar a presença do público neste lançamento: “Casa cheia é sempre bom e quando é a nossa casa é melhor ainda”.

Cada convidado ainda teve uma segunda participação, mostrando o “Vox Populi” na íntegra para o público andreense antes do final com “Rinoceronte Blues”. A faixa transformou o palco em uma verdadeira festa com todos os treze músicos presentes e contou com trechos incidentais de outras canções como “Dia de Caça” do BaianaSystem e “Pagode Russo” de Luiz Gonzaga, ambas na voz de Russo Passapusso. O grande encontro fechou com chave de ouro o nascimento de “Vox Populi”, do ABC para o ABC, como dito por Malfatti.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 29/06/2019 08:06
  • Alterado:29/06/2019 08:06
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: Agência ISO/ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados