No duelo dos irmãos Baumgart, Marcos vence etapa e Cristian enfrenta 50 graus no carro
Atual campeão imprimiu forte ritmo no terço final da prova para superar o irmão e estender sua liderança
- Data: 17/08/2021 20:08
- Alterado: 17/08/2021 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: X Rally Team
Marcos Baumgart e Kleber Cincea venceram quarta etapa e estendem liderança.
Crédito:Marcelo Maragni: Fotop
Os competidores enfrentaram nesta terça-feira (17) a quarta das nove etapas do Sertões 2021. Foram 320 quilômetros de trecho que começou e terminou em São Raimundo Nonato, no Piauí, o que facilitou a logística e promoveu um maior descanso para as equipes enquanto pilotos e navegadores enfrentavam a especial.
E na disputa interna da X Rally Team, Marcos Baumgart e Kleber Cincea voltaram a vencer quando pareciam que não completaram a etapa com o melhor tempo. A dupla do Toyota Hilux #301 fez um melhor uso dos pneus para aproveitar melhor o terço final da quilometragem e superar Cristian Baumgart e Beco Andreotti na última parcial do dia, e por apenas 17,5 segundos.
“Começou com muito cascalho, pedras e árvores próximas. Achei bem perigoso, e estranhei um pouco o carro no trecho de cascalho porque escolhemos os BF Goodrich de composto macio, que não são os ideais para este tipo de piso. Naquele estágio, não era a escolha mais interessante, porém da metade em diante os pneus entregaram muito desempenho – talvez com o carro mais leve na segunda parte da prova e um piso mais liso. Então acabou ficando melhor e aí na parte final a gente passou a forçar mais”, explicou Marcos, que completou a prova em 4h28min09s8.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti superaram muito bem as dificuldades do dia para terminar na segunda posição, apenas 17,5 segundos atrás dos líderes e tendo ponteado a maior parte das parciais do trecho. Um problema elétrico atrapalhou um pouco os planos dos tricampeões do Sertões. “Ficamos sem ar condicionado no segundo quilômetro dos 316 da especial. E isso, no interior do Piauí, é algo muito complicado”, resumiu Cristian. Pelas informações dos engenheiros, a temperatura dentro do cockpit do Toyota Hilux #303 atingiu 50 graus em alguns momentos. Só a cidade de São Raimundo Nonato registrou nesta terça-feira a marca de 33 graus de temperatura ambiente e apenas 23% de umidade relativa do ar.
“Hidratação hoje foi a chave para chegarmos no final. Especial difícil, com muito calor. Muito fechada por árvores, estreita, e em outras fases muito lisa e rápida. Boa de se andar, mas não sem ar condicionado. Levamos susto o tempo todo, mas no Sertões se você não leva susto quer dizer que não está rápido o suficiente”, completou. A diferença entre os líderes no acumulado geral sobe para 2min38s4.
Sylvio de Barros e Rafael Capoani fecharam o dia com a quarta posição. Nas X Rally Ranger, Adroaldo Weisheimer e Fred Budtikevitz terminaram em sexto, com Mauro Guedes e Eduardo Bampi em oitavo e assumindo a liderança na classe T1 Brasil, tendo em nono e como novos vice-líderes da categoria a dupla formada por Michel Terpins e Fabrício Bianchini. Pedro e Patrick Prado terminaram a quarta etapa na 12ª colocação, com o Can-Am Maverick de Gunter Hinkelmann e Neurivan Calado em 13º; Zeca Sawaya e Eduardo Gouveia completaram o dia na 17ª posição com o X Rally X10, enquanto Fernando Rosset tiveram uma quebra e não completaram a especial de hoje.