Nissan Kicks de primeira geração vira Nissan Kicks Play – Em nome da competitividade
À espera do lançamento da segunda geração do Nissan Kicks, o Kicks de primeira geração ganha “sobrenome” e vira Kicks Play, com três versões
- Data: 11/02/2025 13:02
- Alterado: 11/02/2025 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira AutoMotrix
O Kicks foi o primeiro produto inspirado e criado pela Nissan para a América Latina. Foi lançado em 2016, quando estreou como carro-oficial das Olimpíadas do Rio, e começou a ser vendido no Brasil, inicialmente, importado do México. A partir de abril de 2017, o utilitário esportivo compacto começou a ser fabricado no Complexo Industrial Nissan de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é o único veículo produzido na fábrica – quase 400 mil unidades saíram da linha de montagem desde o seu lançamento. Modelo mais vendido da Nissan no Brasil e na América Latina, o Kicks bateu no ano passado seu recorde histórico de emplacamentos no país. As 60.464 unidades comercializadas em 2024 o posicionaram na décima posição dos automóveis mais vendidos do Brasil. Com o lançamento da segunda geração do Kicks confirmado para este ano, o Kicks de primeira geração continuará sendo produzido na mesma fábrica em que será feita a nova geração, mas ganha um novo sobrenome: Kicks Play. É assim que o modelo chega em fevereiro às concessionárias da marca em todo o Brasil. Com o lançamento do novo Kicks, a linha Kicks Play passará a funcionar como as “versões de entrada” do utilitário esportivo compacto.
Até abril de 2026, quando termina o próximo ano fiscal, serão produzidos três modelos na linha de montagem do sul-fluminense, que opera atualmente em dois turnos: o Kicks Play, o Kicks de segunda geração e um terceiro utilitário esportivo, ainda não anunciado pela montadora. Os dois novos modelos, assim como a produção em Resende de um novo motor 1.5 turbo, integram o investimento de R$ 2,8 bilhões no Brasil. A Nissan exporta o Kicks a partir do Brasil para a Argentina e o Paraguai. Com os novos produtos, o objetivo é fazer do Complexo Industrial de Resende um polo exportador, atingindo 20 países da América Latina, incluindo o México – que deverá receber o SUV totalmente novo “made in Brazil”. A marca não revelou as datas dos lançamentos.
O Kicks Play terá três versões: Active Plus, Sense e Advance Plus – a antiga topo de linha Exclusive, do Kicks da primeira geração, foi descontinuada. O preço parte de R$ 117.990 na opção de entrada Active Plus, vai a R$ 126.890 na configuração intermediária Sense e chega a R$ 146.790 na “top” Advance Plus. Quando for lançado, o novo Kicks, de segunda geração, deverá ser posicionado na faixa acima de R$ 160 mil. Em todas as variantes do Kicks Play, externamente, o sobrenome “Play” aparece identificado no lado esquerdo inferior da tampa do porta-malas, a baixo do nome “Kicks”. Comparado com o Kicks ano-modelo 2024, o Kicks Play traz poucas novidades, como os equipamentos de aviso e reação a perigos de colisão, que fazem parte do Nissan Safety Shield, para a nova topo de linha Advance Plus. Essa versão conta agora com o alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem. As rodas e os pneus são de aço de 16 polegadas e compostos 205/60 R16 na Active Plus e de liga leve de 17 polegadas com 205/55 R17 na Sense e na Advance Plus. Já adequado à nova legislação Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro deste ano, o motor 1.6 16V do Kicks Play é o mesmo do Kicks 2024 e mantém 113 cavalos de potência com etanol e 110 cavalos com gasolina. Já o torque ficou um pouco menor: era 15,2 kgfm (gasolina) e 15,3 kgfm (etanol) e passa no Kicks Play para 14,9 kgfm (gasolina) e 15,2 kgfm (etanol), sempre em 4 mil giros. O motor continua acoplado ao câmbio automático do tipo CVT, com 6 marchas simuladas e modo “Sport”. A linha chega às lojas com as opções de cores Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium e Vermelho Malbec. Para marcar a chegada do Kicks Play, todos os clientes pessoa física que adquirirem o modelo ganharão um ano de assinatura do serviço de streaming de áudio da Amazon Music, no plano Unlimited. Disponível para iOS, Android e na web, o serviço oferece mais de 100 milhões de músicas de diferentes estilos e a possibilidade de se ouvir “podcasts” variados.