NEA-FMABC realiza estreia do primeiro filme latino sobre dislexia
A atração foi exibida para um público de cerca de 75 pessoas
- Data: 30/10/2023 16:10
- Alterado: 30/10/2023 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
Lição de Casa
Crédito:Divulgação
O Núcleo Especializado em Aprendizagem Interdisciplinar (NEA-Inter) do Centro Universitário FMABC realizou na última sexta-feira mais uma sessão do Cine NEA, sessão de cinema que tradicionalmente traz filmes abordando reflexões sobre transtornos de aprendizado. Esta edição contou com a estreia do filme “Lição de Casa”, primeira produção latino-americana que traz na temática principal a dislexia.
A atração foi exibida para um público de cerca de 75 pessoas, que esgotaram todas as vagas para o evento realizado no anfiteatro David Uip. Entre os convidados estiveram profissionais que atuam na conscientização a respeito dos transtornos de aprendizado, integrantes da equipe responsável pela obra, família e pacientes diagnosticados com transtornos e pessoas que apoiam a causa da educação para todos.
O filme é resultado de um trabalho da produtora Catrina Films, e o roteiro contou com a revisão dos profissionais do NEA-FMABC Interdisciplinar. O enredo conta a história de amizade entre um garoto disléxico e uma garota cega, com destaque para os esforços de ambos e de suas famílias para se ajustarem ao sistema de ensino.
Alessandra Caturani, coordenadora do NEA-FMABC Interdisciplinar, explicou a importância dessa produção. “Pela primeira vez temos a oportunidade de ver um filme que tem como tema central a neurodiversidade produzido totalmente na América Latina. É uma obra capaz de conscientizar e sensibilizar a todos para que façam parte dessa causa”, explica Alessandra, autora da frase que abre o filme: “A sua e as nossas atitudes unidas transformam histórias e salvam vidas”.
O NEA-FMABC
O Núcleo Especializado em Aprendizagem do Centro Universitário FMABC completou 20 anos em 2023. Premiado internacionalmente pelo trabalho de avaliação interdisciplinar focada nas dificuldades de aprendizagem e fundamentada em protocolos clínicos supervisionados e atualizados periodicamente, se tornou referência nos esforços por uma educação de qualidade prestada ao público com neurodiversidades, incluindo Transtorno do Espectro Autista, TDAH e TEAp (dislexia), entre outros.