Museu de Ribeirão Pires recebe novos objetos e digitaliza acervos históricos

Por meio da Secretaria de Cultura, Prefeitura trabalha pelo fortalecimento das ações de preservação da memória do município

  • Data: 04/01/2019 16:01
  • Alterado: 04/01/2019 16:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Museu de Ribeirão Pires recebe novos objetos e digitaliza acervos históricos

Crédito:Mariana Rodrigues

Você está em:

O Museu Municipal de Ribeirão Pires realizou entre os dias 20 e 31 de dezembro do último ano a campanha “Nossa História em Suas Mãos”. Durante o período, o município recebeu a doação de itens históricos, entre os quais antigos tijolos de olaria coletados pela equipe do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio (CATP) na antiga Vila Operária de Santa Clara. Estima-se que os tijolos sejam do início do século XX.

A campanha “Nossa História em Suas Mãos”, promovida por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, tem por objetivo promover a arrecadação de objetos antigos, fotografias, documentos e mapas, para que moradores possam colaborar com a memória do Museu Municipal. Além dos tijolos, o Museu recebeu a doação de gueixa de cerâmica, com pintura artesanal (doação de Elizeu de Andrade Rico); de óculos de armação modelo fio de arame com lentes originais de vidro que pertenceram à Sra. Tereza Borsato Maggiotto (doação de seu neto, José Maggiotto); e antigo manual de tricô – estimado ser da década de 1940.

A Secretaria de Cultura de Ribeirão Pires, por meio do Centro de Documentação Histórica (CDH), concluiu a digitalização do acervo iconográfico emprestado pela ex-primeira-dama da cidade, Norma Prisco, poucos meses antes de seu falecimento, em 2017. O acervo em questão foi devolvido à filha de Dona Norma, Ana Paula Prisco. O CDH digitalizou, ainda, os acervos dos Irmãos Maciotta, fundadores do Moinho de Trigo Fratelli Maciotta (Fábrica de Sal) e o acervo de Valentino Redivo. Ambos foram devolvidos às famílias no formato original e digital.

 “A campanha ‘Nossa História em Suas Mãos’ é de fundamental importância, uma vez que engaja a comunidade e visa conscientizar as famílias mais antigas da cidade a abrirem seus acervos particulares e contribuírem diretamente para a preservação da nossa memória. Cada item doado é uma forma de remontar a nossa trajetória”, avaliou o secretário de Cultura de Ribeirão Pires, Anderson Grecco.

 “Temos nos esforçado para assegurar ao munícipe o direito a um museu de caráter científico, sem perder o aspecto memorial que também é importante. Os bens do nosso acervo são fontes de pesquisa que dizem muito sobre a nossa cidade. Quando alguma pessoa doa um bem, ela está colaborando diretamente para essa finalidade científica da instituição. É assim que o museu cumpre sua função social”, explicou o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Marcílio Duarte.

Famílias antigas interessadas em emprestar material para digitalização devem procurar o CDH pelo 4825-9040 ou 4827-4598 e agendar o serviço. A única contrapartida é a doação do acervo copiado em formato digital ao CDH, sendo o físico devolvido à família.

Compartilhar:

  • Data: 04/01/2019 04:01
  • Alterado:04/01/2019 16:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados